Hidroterapia proporciona bem-estar a pacientes atendidos no Hospital Abelardo Santos

10/01/2024 Off Por Roberta Vilanova

Única unidade do estado a oferecer o serviço, em 15 meses já realizou mais 2,5 mil atendimentos

Maria Sineide de Oliveira, de 49 anos, tem as sessões de fisioterapia como forte aliada para alívio dos incômodos e dores na coluna lombar. Em dezembro de 2023, após encaminhamento médico, ela iniciou em outro recurso fisioterapêutico, a hidroterapia, no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém.

“Devido à artrite, desde 2007, e as alterações na minha coluna, a fisioterapia é essencial para aliviar as dores. Já estou quase terminando as minhas 20 sessões de hidroterapia aqui no Abelardo, eu gosto de fazer e me sinto melhor”, comentou.

Fazendo pela primeira vez hidroterapia na unidade, por apresentar quatro hérnias de disco, duas na coluna lombar, duas na cervical e fibromialgia, Márcia Shirley Silva, de 51 anos, tem fé e esperança na terapia. “Como tenho fortes dores, faço o tratamento com medicamentos. E, agora, com a hidroterapia, espero melhorar”, disse.

Benefícios – A fisioterapeuta do HRAS, Paula Campos, destaca que o serviço de terapia aquática oferece relaxamento muscular, alívio da dor, diminuição de edemas, ganho de amplitude de movimento e de força muscular.

“Com a fisioterapia na água, conseguimos também proporcionar relaxamento muscular, e como a gente quase zera a gravidade, eles conseguem fazer movimentos que não conseguiam fazer em solo. Desta forma, promovemos o ganho desse movimento e o fortalecimento muscular para que, após a alta, consigam fazer uma atividade física extra-ambulatorial. Nosso objetivo é devolver o máximo de independência e qualidade de vida a eles”, reforçou.

Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Belém

Terapia – A profissional explica que serviço recebe pacientes que são encaminhados do ambulatório da unidade e os que recebem alta hospitalar e precisam fazer a terapia. Atualmente, funciona todos dos dias, de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h. Desde setembro de 2022, quando o serviço iniciou, até o dia 4 janeiro de 2024, já foram realizados 2.537 atendimentos.

“Hoje, atendemos cerca de 43 pacientes, fazendo a terapia duas vezes por semana. Sendo a duração de cada um de 45 minutos a uma hora. Nossa estrutura permite eles realizem diversos tipos de exercício, como alongamento, extensão de quadril, joelho, agachamento, panturrilha, bicicleta e caminhada. Desta forma, conseguimos fazer vários movimentos de forma lúdica e a fisioterapia não fica monótona”, observou.

O serviço de fisioterapia no HRAS conta com as seguintes especialidades: Respiratória, Neurológica, Hospitalar, Trauma-Ortopédico, Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal, no Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) e na Hemodiálise. “Os atendimentos são direcionados aos pacientes internos, com diversas alterações. Todo esse suporte mostra o nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários, através de uma reabilitação de qualidade e segura para amenizar a dor e proporcionar bem-estar físico e emocional a essas pessoas”, ponderou a diretora assistencial Renata Oliveira.

Texto: Ascom/HRAS

Fotos: Divulgação e Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará