Regional do Marajó apresenta aprovação de quase 100% dos usuários por seus atendimentos

09/01/2024 Off Por Roberta Vilanova

A satisfação dos usuários é resultado dos investimentos realizados para aperfeiçoar cada vz mais os serviços oferecidos à população

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) em Breves, na ilha do Marajó, alcançou média geral do índice de satisfação dos usuários de 99,66%, em 2023, resultado dos investimentos realizados para aperfeiçoar, cada vez mais, os serviços com capacitação contínua de sua equipe multiprofissional e oferta de tecnologia de ponta para garantir assistência de média e alta complexidade com qualidade, segurança e humanização à comunidade marajoara.

Com os dados apurados nos últimos 12 meses de monitoramento, foi possível estabelecer a média geral de satisfação de quem passa pela assistência na unidade hospitalar. No HRPM, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) é encarregado de acompanhar o nível de satisfação dos usuários, avaliando a qualidade dos serviços prestados pela unidade. Diariamente, inclusive, nos finais de semana, o SAU monitora a satisfação dos usuários por meio de um questionário.

Kris Teixeira dos Santos e seu filho

As reclamações, elogios e sugestões recebidas dos usuários são analisadas e, com base nesses registros, é avaliado o desempenho do Regional do Marajó, servindo como base para possíveis mudanças, a fim de promover melhorias, sobretudo, na estadia e atendimento à comunidade que recorre aos serviços da unidade hospitalar. Entre os usuários satisfeitos com o atendimento recebido, está Kris dos Santos, de 32 anos, que fez questão de elogiar a assistência oferecida e o acolhimento dos profissionais.

“Gostei muito do acolhimento. Os profissionais atendem a gente super bem e agradeço muito por isso, pois não é fácil estar doente e ter que recorrer ao hospital, mas aqui tudo se tornou menos doloroso, por isso estão de parabéns”, finalizou a auxiliar de serviços gerais.

A líder do SAU, Danielle Barbosa, comenta que o setor atua como uma Ouvidoria, fornecendo uma plataforma para os pacientes expressarem suas experiências, sejam elas positivas ou negativas. Isso permite que o HRPM compreenda melhor as necessidades e preocupações dos pacientes, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de saúde. “Ao receber feedback direto dos pacientes e seus familiares, o SAU auxilia na identificação de áreas que necessitam de aprimoramento no hospital, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias para melhorar a qualidade dos cuidados prestados e a eficiência operacional”, pontuou a gestora.

Ela acrescenta que o SAU desempenha um papel fundamental na promoção de uma prestação de cuidados de saúde mais eficaz, centrada no paciente com o intuito de atender às necessidades da comunidade. Assim, é uma ferramenta valiosa para promover a excelência nos serviços hospitalares e fortalecer a confiança entre os prestadores de cuidados de saúde e os usuários.

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves/PA.

Texto: Pedro Amorim/HRPM