Hospitais Públicos participam de evento sobre práticas sustentáveis

31/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Projeto ‘Guardião Azul’ quer impulsionar as ações sustentáveis nos Hospitais Públicos do Governo do Estado

Seis hospitais públicos do Governo do Pará participarão do projeto “Guardião Azul” para impulsionar práticas de preservação do meio ambiente com o lançamento da campanha “Corrida Ambiental”.  A proposta consiste em um jogo com 65 passos sobre gestão sustentável, que envolverá os Hospitais Jean Bitar (HJB), Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Unidades que oferecem assistência de baixa, média e alta complexidades.

A ação sustentável será lançada na próxima segunda-feira (4), e terá a condução do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra as unidades hospitalares em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O dia será marcado com a promoção  de eventos nas respectivas unidades, envolvendo colaboradores e usuários, que serão beneficiados com os impactos positivos das boas práticas em sustentabilidade. A intenção é melhorar cada vez mais o ambiente nos hospitais, com a concepção de saúde como conceito mais amplo.

Na prática, a realização da campanha “Corrida Ambiental” será subsidiada com o repasse de conteúdos detalhados das ações ambientais realizadas em cada unidade, onde serão abordados os seguintes temas: questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade.

De acordo com o diretor de Operações-Norte do INDSH, José Neto, a campanha possui 65 passos que serão realizados até dezembro. No entanto, ele alerta que haverá atualização trimestral do posicionamento de cada unidade dentro da corrida e, de acordo com o número de etapas cumpridas, as unidades receberão selos correspondentes: ouro, prata e bronze.

“Em resumo, a campanha funciona basicamente como aqueles tradicionais jogos de tabuleiro, que a maioria das crianças e adultos já jogaram”, comparou José Neto, só que desta vez, evidenciando um assunto da mais alta seriedade.

“Todas as seis unidades administradas no Pará já possuem importantes projetos de sustentabilidade como horta isenta de agrotóxicos, horta hidropônica, reaproveitamento da água da chuva, seleção e reciclagem de materiais como papel e seu uso racional, substituição de copos descartáveis e redução do volume de resíduos hospitalares, bem como o uso racional de água e energia, entre outros”, comentou o gestor.

O executivo do INDSH disse ainda que  campanha pretende elevar o patamar da gestão sustentável na saúde, no âmbito de hospitais que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e ser uma das maiores iniciativas ambientais da área hospitalar já promovidas no país.

As equipes participantes podem obter mais informações pelo email: sia@siambientalcom.br.

Texto: Vera Rojas/Hemopa

Foto: Ascom/HRPM