Hospital Abelardo Santos implanta Biblioteca Itinerante com mais de 350 obras

15/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Biblioteca Itinerante é mais uma iniciativa de valorização da literatura no ambiente hospitalar

Depois de um mês de arrecadação interna e externa de livros, revistas, jogos e material didático para adultos e crianças, nesta terça-feira (15) começou a funcionar a Biblioteca Itinerante do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém. A ação faz parte do Projeto “Doe Conhecimento”, que visa amenizar o estresse e a ansiedade de pacientes e acompanhantes durante o período de internação, por meio da leitura.

A Biblioteca já iniciou com o recebimento de 352 obras. Entre os títulos, estão romances, ficções, quadrinhos, cordel, literatura religiosa e infantil, popular brasileira e conteúdos disciplinares. As obras são oferecidas em um carrinho expositor, que circula semanalmente por todos os setores da unidade, incluindo clínicas, ambulatórios, pronto-atendimento e pediatria.

Parceria – A Biblioteca Itinerante contou com as doações de funcionários, usuários e de entidades externas, e ainda com o apoio da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), que doou 75 títulos à biblioteca do hospital, via “Portal do Conhecimento”, projeto que estimula a doação de livros para bibliotecas públicas e comunitárias, escolas, associações de moradores, organizações religiosas e instituições sociais.

“Fazemos doações apenas às entidades. No caso do ‘Abelardo Santos’, escolhemos literatura infantis, infantojuvenis, livros de autoajuda e os religiosos. Essas obras foram arrecadadas, higienizadas e separadas, conforme seus perfis. Nossa meta é o incentivo à leitura para todas as faixas etárias, pois a leitura é um direito humano ao conhecimento, que deve ser acessível a todas as pessoas, especialmente em um país tão desigual econômica, social e culturalmente”, disse Sandra Batista, coordenadora do “Portal do Conhecimento” e diretora do Ioepa.

Biblioteca Itinerante – A analista de Humanização Suellen Santos explicou que o projeto da Biblioteca Itinerante, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), além incentivar a leitura, leva entretenimento ao ambiente hospitalar. “A Biblioteca também abrangerá jogos de conhecimentos, como palavras cruzadas, caça-palavras e desenhos para pintura”, informou.

Além das doações externas, foi promovida uma gincana entre os setores, para aumentar a arrecadação. O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) foi o vencedor, com a doação de 77 obras. Para Hellen Monteiro, coordenadora do setor, foi gratificante contribuir com um excelente trabalho em benefício da cultura, da literatura e do conhecimento. “Muitos de nossos pacientes não têm condições de comprar livros, e por meio do projeto poderemos realizar a inclusão e o acesso à leitura. Além de contribuir para o bem-estar e o despertar do hábito da leitura, acredito que realizar doações permite transformar e tocar vidas, sendo um ato de amor ao próximo. Ficamos extremamente felizes e motivados em contribuir”, enfatizou Suellen Santos.

O Grupo Atores em Cena contribuiu para alegrar a rotina de pacientes e acompanhantes

Teatro – A programação contou ainda com os personagens do espetáculo teatral “Égua, Beleléu existe mesmo!”, uma adaptação paraense do clássico infantil O Mágico de Oz, realizada pelo Grupo Atores em Cena, que percorreram as clínicas do HRAS, interagindo com usuários e profissionais.

Internada há três dias na unidade, Rosana Alves, 35 anos, vê a iniciativa como uma maneira de descontrair quem está em tratamento. “Estar doente é, sem dúvida, um momento desafiador para adultos e crianças. Quando um hospital oferece algo para o paciente se distrair é muito bom. Gostei da iniciativa, e vou escolher um livro para me ajudar a passar o tempo aqui”, disse Rosana.

Quem também aprovou a ação foi Yasmim Neves, 10 anos, que em casa mantém o hábito da leitura. “Gosto de pintar, desenhar, escrever e ler. Meu pai me deu uma bíblia infantil. Tem desenho, e posso ver todas as histórias como um desenho. Ler é muito legal e faz bem”, disse a paciente, que também gostou da peça teatral.

Público – Por dia, cerca de 5 mil pessoas circulam pela unidade, entre pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviço. “Atualmente, contamos com 340 leitos de internação, e ainda com os prontos-socorros obstétrico e pediátrico. Temos uma quantidade significativa de pacientes e acompanhantes que vão ser contemplados com essa iniciativa. O objetivo é estimular a leitura dentro do hospital e melhorar a experiência dos nossos usuários durante o período de tratamento, e que essa prática se estenda para a casa, principalmente entre as crianças”, ressaltou Marcos Silveira, diretor Executivo do Hospital Abelardo Santos.

“Continuaremos recebendo doações ao longo do ano. Os interessados podem vir a nossa unidade e deixar sua contribuição de amor e conhecimento na portaria principal da Avenida Augusto Montenegro”, acrescentou Marcos Silveira.

O Hospital Regional Abelardo Santos é a maior unidade pública do governo do Estado, sendo administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: Para doar à Ioepa: enviar um ofício via e-mail para portaldoconhecimento@ioe.pa.gov.br. O telefone do projeto é (91) 4009-7847. Quem quiser doar ou obter informações sobre a doação de livros pode acessar a página do Portal do Conhecimento no Facebook.

Para doar ao HRAS: livros em bom estado podem ser entregues na guarita principal, na Avenida Augusto Montenegro, bairro da Agulha, aos cuidados do Setor de Humanização.

Texto: Roberta Paraense/HRAS