Hospital Abelardo Santos integra mais 150 estudantes em Programa de Ensino e Serviço

01/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Estudantes do ensino Técnico e Superior apresentados ao Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, nesta quarta-feira

Na manhã de hoje (1º), cerca de 150 estudantes do ensino técnico e superior foram inseridos no Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. Os alunos fazem parte de três instituições de ensino já conveniadas com a maior unidade hospitalar da Rede Pública do Estado. Com esta ambientação, o HRAS totaliza o acolhimento de cerca de 670 estudantes estagiários.

O plano dos estágios obrigatórios e não obrigatórios são definidos através de um planejamento pedagógico, entre o HRAS e as cada uma das unidades educacionais. Apesar do grande número de alunos, todos os protocolos de segurança são feitos para garantir a integridade dos futuros profissionais. Atualmente, a unidade hospitalar não é, ainda, considerada um hospital-escola, mas segue vários parâmetros de uma instituição similar, como a sua infraestrutura com salas de aula e laboratórios.

Expectativa – Jéssica Teixeira, de 24 anos, é aluna de psicologia do 9º semestre da Escola Superior da Amazônia- Esamaz. Durante a ambientação, ela demonstrou grandes expectativas com a nova oportunidade.”Estou muito feliz e com vontade de aprender aqui. A experiência vai além do currículo, é um aprendizado para vida toda.  Estava há muito tempo procurando estágio na área hospitalar, mas com a pandemia, ficou bem difícil. Graças a Deus essa porta se abriu e quero aprender bastante, contribuir com a minha preceptora e aprender com os pacientes também”, garantiu.

Fernanda Martins, de 41 anos, também nutre a mesma sede pelo conhecimento.  “Esse será o meu segundo estágio. Minha expectativa é colocar em prática tudo que aprendi em sala de aula. Tenho certeza que será uma experiência acolhedora de ter esse contato com o paciente. Que é o que mais o profissional da saúde espera”, comentou a estudante do curso técnico de enfermagem, do Centro Educacional Tecnológico da Amazônia (CETAM).

Programa – Conforme a responsável do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do Abelardo Santos, Keliane Reis, a carga horária, as especialidades, são feitas pelas instituições de ensino. “O período que o aluno coloca em prática as teorias aprendidas dentro das salas de aula, é um diferencial para esses futuros profissionais, pois eles saem com uma bagagem de aprendizado, devido ao Abelardo Santos ter um grande leque de especialidades médicas, excelentes profissionais e um campo bem equipado”, avaliou.

As novas instituições que entraram em parceria com o HRAS, foram CETAM, Esamaz e UNAMA, nos cursos de biomedicina, enfermagem, farmácia, nutrição, psicologia e fisioterapia. O HRAS também mantém convênio com as instituições de ensino superior:  Unifamaz, Cesupa, Uepa e Ufpa e Escola Técnica Albert Einstein. O HRAS ainda tem estágio para o curso de medicina e para os técnicos de farmácia e radiologia.

“Os programas de estágio na saúde pública são fundamentais para uma formação profissional com qualidade, e, por isso, o Governo do Estado vem se empenhando em proporcionar um período saudável durante a formação desses estudantes, que integram os diversos níveis de escolaridade”, destacou o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Convênio – O diretor Executivo do Regional Abelardo Santos, Marcos Silveira, reforçou que a unidade mantém uma infraestrutura diferenciada para acolher esses estudantes. “O maior hospital da rede pública do Estado, conta com três salas de aula, um espaço de estar para os estudantes e mais salas de aula nos andares. Temos um prédio com equipamentos de ponta e, ainda, contamos com profissionais renomados no País. E tudo isso, vem para contribuir com a formação desse aluno”, elencou o gestor. Com a parceria das instituições, a unidade está implantando uma biblioteca e um laboratório para complementar o aprendizado teórico.

SERVIÇO: As instituições com interesse em participar do Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, podem entrar em contato com o Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), através do e-mail: analista.dep@hrabelardosantos.org.br, indicando o interesse, em questão.

Texto: Roberta Paraense/HRAS