Serviços de saúde beneficiam mais de 18 mil pessoas nas Usinas da Paz

Serviços de saúde beneficiam mais de 18 mil pessoas nas Usinas da Paz

01/02/2023 Off Por ASCOM

Nas Usinas da Paz, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou durante o mês de janeiro 18.455 atendimentos nas nove unidades dos complexos multifuncionais. Nesse período, foram ofertados atendimentos odontológicos, consultas médicas e psicológicas, regulação de consultas especializadas e palestras sobre diversos temas.

A UsiPaz do bairro da Terra Firme, em Belém, liderou o número de atendimentos, com 3.576 pessoas beneficiadas, seguida pela UsiPaz do município de Canaã dos Carajás, na região Sudeste, com 3.473; UsiPaz de Marituba, 2.471; UsiPaz do Icuí-Guajará, 2.320; UsiPaz do Bengui, 2.230; UsiPaz do Guamá, 1.959; UsiPaz da Cabanagem, 1.888; UsiPaz de Parauapebas, 431, e UsiPaz do Jurunas, com 107.

Os espaços funcionam diariamente, oferecendo atendimento aos moradores dos bairros onde a Usinas estão instaladas, e também a comunidades próximas.

Descentralização
 – A coordenadora estadual de Saúde Bucal e do TerPaz (Programa Territórios pela Paz), da Sespa, Alessandra Amaral, informa que descentralizar os serviços de saúde é um dos objetivos do governo do Estado, e as UsiPaz são meios de levar atendimento rápido, seguro e eficaz. “Hoje, as pessoas podem contar com a presença do Estado em locais onde não se via antes. A ideia é se aproximar cada vez mais da população”, diz a coordenadora.

Outros serviços oferecidos nas Usinas da Paz são entrega de kits de higiene bucal e escovação supervisionada, rodas de conversas sobre temas como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), saúde bucal e prevenção do câncer. “Os temas das rodas de conversa são escolhidos de acordo com o mês em questão, em alusão ao tema abordado no momento”, explica a coordenadora.

As Usinas da Paz funcionam de segunda a sexta-feira, das 08 às 22 h; aos sábados, das 08 às 14 h, e aos domingos, das 08 às 18 h.

Texto: Tatiane Freitas – Ascom/Sespa
Foto: Rodrigo Pinheiro