Hospital Abelardo Santos promove ações de incentivo à atividade física e alimentação saudável

08/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Usuários se exercitaram já nas recepções do Hospital com a ajuda de profissionais e acadêmicos

Instituídas por órgãos internacionais e nacionais de saúde, várias datas são celebradas no período de 02 a 07 de abril, para fortalecer a relação entre saúde, atividade física, boa alimentação e qualidade de vida. Nesta quinta-feira (07), quando é comemorado o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, promoveu uma ação de alerta aos usuários.

Nas recepções do maior hospital mantido pelo Governo do Pará, os usuários exercitaram o corpo e aprenderam, na prática, os benefícios de uma alimentação saudável, com uso de frutas e legumes. Além dos profissionais da unidade, acadêmicos dos internatos de Nutrição e Fisioterapia do HRAS desenvolveram diversas atividades para conscientizar a população a manter hábitos saudáveis.

Para o diretor Técnico do Hospital Abelardo Santos, Paulo Henrique Ataíde, a educação é uma grande aliada para a manutenção da saúde. “Os alertas às práticas de atividades físicas e de uma alimentação saudável são fundamentais para a conscientização da sociedade, como forma de combater o sedentarismo, e como estratégia na luta para diminuir a incidência das doenças crônicas, como as cardiovasculares e diabetes”, disse o médico. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no planeta, incluindo 15 milhões de pessoas por ano, com idade entre 30 e 70 anos.

Ginástica laboral no HRAS

A iniciativa do Setor de Humanização trabalhou integrada ao Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP). “Nosso objetivo foi levar aos usuários um momento de lazer e descontração, aliado às boas práticas de saúde. Integramos, além dos nossos profissionais, os alunos de cursos técnicos e superiores que rodam diariamente pela unidade”, frisou Suellen Santos, analista de Humanização.

Os alunos de Fisioterapia fizeram ginástica laboral, como forma de alertar que atividade física representa todo e qualquer movimento corporal que consome energia. Ela pode ser divertida e praticada de várias maneiras, até mesmo quando se espera uma consulta.

Alimentação – Nas orientações sobre alimentação saudável, em um ponto fixo foi abordada a pirâmide alimentar. “O Dia Mundial da Saúde existe para lembrar a importância de manter o seu corpo saudável e adotar novos hábitos. Sentir-se bem consigo mesmo é importante, mas também é importante ir além da aparência e checar tudo”, observou Adriano Guimarães, coordenador do curso técnico de Nutrição da Faculdade Intercultural da Amazônia (Fiama), que acompanhou os alunos na ação.

Durante a programação, também foi abordada a importância da nutrição saudável, a roda dos alimentos, quando e quanto comer; a explicação sobre o que são nutrientes, a importância desses nutrientes, a dieta colorida e a educação alimentar.

A dona de casa Marli Cunha, que aguardava no ambulatório do HRAS, aprovou a iniciativa. “Gostei muito das informações; foram bastante esclarecedoras para a gente”, disse.

Plano de ação – Do dia 02 a 07 é comemorada a Semana da Saúde no Brasil, instituída pela Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde nº 1/2017. Em 06 de abril é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Já 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde.

Texto: Roberta Paraense/HRAS