Hospital Geral de Tailândia incentiva a ginástica laboral e alimentação balanceada

Hospital Geral de Tailândia incentiva a ginástica laboral e alimentação balanceada

07/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

As atividades, realizadas por usuários e funcionários, celebram datas que promovem saúde e qualidade de vida

A busca pelo bem-estar social motiva o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste do Pará, alerta usuários e funcionários para cuidados essenciais à saúde, em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida – 06 de Abril -, Dia Mundial da Saúde – 07 de Abril.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em 2021 a obesidade já era considerada uma epidemia no Brasil, que tem mais de 18 milhões de pessoas obesas. Ao juntar obesos e pessoas que estão acima do peso, o número ultrapassa 70 milhões. Ainda de acordo com a SBEM, a cada ano, são registrados 2 milhões de novos casos de indivíduos com sobrepeso e obesidade.

Com estes números alarmantes, a nutricionista clínica do Serviço de Nutrição Dietética (SND) do HGT, Katrinne Mayanne, explica que o excesso de peso provoca doenças como diabetes e hipertensão. “Para ter êxito na perda de peso é fundamental a pessoa combinar atividade física com alimentação saudável. Não adianta fazer um ou outro. Manter a massa corporal adequada previne os riscos de diabetes tipo dois, que já é agravado pelo excesso do tecido adiposo”, informou.

Ainda de acordo com a profissional, “a obesidade e o sedentarismo estão entre os principais causadores da hipertensão arterial, uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo”, completou.

A equipe multiprofissional do HGT conta com o apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) para incentivar a atividade física entre os usuários internados e funcionários de plantão.

Ginástica preventiva melhora disposição entre os funcionários do HGT

Prevenção – A ginástica preventiva vem obtendo êxito na unidade hospitalar, atuando com exercícios aeróbicos e anaeróbicos. O objetivo é melhorar a resistência cardiovascular e respiratória, com exercícios que aumentam a capacidade de transporte de oxigênio e energia pelo corpo.

“É um projeto que auxilia na prevenção de lesões aos pacientes, e simultaneamente ajuda a movimentar o corpo, já que eles passam muito tempo deitados na internação. Já com os colaboradores, tiramos a tensão e relaxamos o corpo e a mente para a sequência do plantão. Se intensificar em casa os exercícios, podemos, sim, perder peso em comum acordo com uma dieta balanceada”, enfatizou a fisioterapeuta Andresa Silva.

A ação em saúde realizada pela equipe multiprofissional foi aprovada pelos usuários internados Rubinei da Silva, 30 anos, e Cosmo Quirino, 57 anos. “Essa ginástica preventiva é muito legal. Diverte a gente. Eu estava até conversando com o Cosmo (Quirino) e nós pensamos da mesma forma. Ficamos aqui dentro do quarto o dia inteiro, deitados na cama. Isso é monótono. Sei que estamos nos recuperando, mas é chato ficar somente deitado. Mas essa dinâmica ajuda em todos os aspectos da recuperação, tanto mental quanto físico. A equipe está de parabéns pela iniciativa”, disse Rubinei.

Estrutura – Com assistência de baixa e média complexidade, em regime de livre demanda, o Hospital Geral de Tailândia garantiu quase 340 mil atendimentos especializados em 2021, que resultaram em 85% de satisfação dos usuários.

A unidade hospitalar registrou, ainda, em Urgência e Emergência, mais de 56 mil atendimentos, enquanto o número de partos ultrapassou 1.600, entre naturais e cesáreas.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Fotos: Divulgação