Hospital Abelardo Santos promove dois dias de captação de doadores de sangue e medula óssea

18/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Nos próximos dias 24 e 25 de agosto (terça e quarta-feira), das 09 às 16 h, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, será mais uma vez cenário de uma iniciativa solidária, com o objetivo de salvar vidas. Este é o segundo ano que a unidade promove campanha de doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea, em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). A missão é sensibilizar e captar doadores para ajudar a manter os estoques abastecidos.

Com a segunda campanha, o objetivo da unidade hospitalar é alcançar a meta de 100 doadores por dia, para totalizar 200 doações. O “Abelardo Santos”, em média, faz 400 transfusões de sangue a cada mês. Desse quantitativo, precisa encaminhar mensalmente ao Hemopa pelo menos 50% do que utiliza, para contribuir com a manutenção nos estoques da Fundação, responsável pela distribuição dos hemocomponentes para todo o Estado.

O HRAS mantém uma Agência Transfusional, que atende os 340 leitos da unidade, nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários), além do bloco cirúrgico e da Unidade de Urgência e Emergência. “Temos meta de captação definida pelo Hemopa para os hospitais. Por mês, temos de enviar 50% do que usamos. Parece fácil, mas não é. Lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas”, informou a médica hematologia Iê Bentes.

Infraestrutura – Complementando a infraestrutura da ação deste ano, a Fundação Hemopa levará ao HRAS uma unidade móvel, com quatro poltronas de doação, e o Hospital disponibilizará mais quatro.

Para deixar o momento de solidariedade mais divertido, a fim de estimular o engajamento dos profissionais, a organização da campanha promoverá uma gincana interna. O setor que encaminhar mais doadores receberá uma premiação, pelo empenho e dedicação em ajudar o próximo. Além disso, os profissionais de saúde também vão orientar sobre doações em período de pandemia.

O diretor executivo do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, Marcos Silveira, explica que o apoio a quem precisa de sangue vai além das campanhas internas no HRAS. “Neste momento, que será mais descontraído, o Hospital tem como objetivo maior conscientizar os usuários e os colaboradores sobre a importância de doar. Além, deste evento, o qual consideramos o maior nesta causa, temos, constantemente, um trabalho de captação junto aos acompanhantes e familiares dos pacientes”, informou.

Critérios – Para doar, a pessoa deve estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e portar documento de identidade original com foto. Quem já teve Covid-19 é preciso estar pelo menos há um mês sem sintomas, e quem teve contato com alguém infectado precisa estar há pelo menos 14 dias afastado da pessoa acometida pelo novo coronavírus.

Pessoas imunizadas contra a Covid-19 devem atentar para as seguintes orientações: se tomou a vacina CoronaVac/Sinovac, a doação só pode ocorrer após 48 horas; se tomou Oxford/AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, somente após sete dias da vacinação.

Texto: Roberta Paraense/HRAS