No ‘Aniversário do Usuário’, morador de Aurora do Pará recebe felicitações no Hospital Jean Bitar

No ‘Aniversário do Usuário’, morador de Aurora do Pará recebe felicitações no Hospital Jean Bitar

18/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O paciente Adailton Batista da Silva com a equipe do GTH mais ânimo para enfrentar o período de internação

Mais um paciente do Hospital Jean Bitar, em Belém, ganhou almoço especial e felicitações pelo aniversário nesta quarta-feira (18), uma ação realizada pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH). O homenageado foi o paciente Adailton Batista da Silva, morador do município de Aurora do Pará, na região Nordeste, internado na terça-feira (17) para tratamento de artrite reumatoide e fibrose pulmonar.

A iniciativa do GTH, disse o aniversariante, o deixou mais animado para enfrentar o período de internação. “Eu fiquei mais alegre, pois estou internado para ser tratado dessas doenças, e estava muito triste. A comemoração do meu aniversário me deu mais ânimo. Esse gesto do Hospital Jean Bitar me trouxe muita alegria na hora que eu estava mesmo precisando me alegrar”, disse Adailton.

Segundo a coordenadora do GTH, Thatyelle Pantoja, a ação “Aniversário do Usuário” surgiu para amenizar a fragilidade dos pacientes, que ficam distantes do ambiente familiar, o que pode interferir negativamente na resposta ao tratamento. A ação do Grupo visa colaborar para que o ambiente hospitalar seja mais receptivo, acolhedor e humanizado.

“Poder fazer o usuário sentir-se bem, acolhido, bem tratado, interfere, inclusive, na melhor adesão ao tratamento, e sem dúvida vai ajudar na alta mais precoce. Por outro lado, tenho certeza que este usuário terá boas lembranças, mesmo tendo compartilhado um momento de maior fragilidade, de maior dependência. E é nos momentos de maior dificuldade que mostramos o nosso apoio, seja por uma escuta, um apoio psicológico, pelos cuidados assistenciais ou até mesmo comemorando o aniversário dentro do hospital. Ações como essas são realizadas pela satisfação de servir ao próximo, de se colocar no lugar do outro e entender suas necessidades, e de poder oferecer um tratamento mais humanizado, um olhar mais sensibilizado”, ressaltou a coordenadora.

Novos cuidados – O projeto do GTH começou em junho, dentro do que preconiza a Política Nacional de Humanização (PHN), que propõe diretrizes para um novo cuidar, integrando todos os atores como corresponsáveis nesse cuidado – gestor, equipe assistencial e o usuário.

Para o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, o cuidado humanizado é dever de todos os envolvidos no atendimento aos usuários da unidade, independentemente do setor onde executem suas funções. Segundo ele, “juntos assumimos uma posição de protagonista no cuidado. Cada usuário tem sua particularidade e necessidade atendida. É construído um vínculo de confiança com nosso cuidado humanizado, onde todos têm o dever de fazer a sua parte para que o atendimento, como um todo, seja humanizado e com excelência”.

Texto: Joelza Silva/HJB

Foto: Divulgação