Hospital de Campanha do Hangar treina pessoal para lidar com as paradas cardiorrespiratórias

Hospital de Campanha do Hangar treina pessoal para lidar com as paradas cardiorrespiratórias

11/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

O treinamento conta com atividades teóricas e práticas

Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que atuam na assistência do Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, participaram, na última semana, dos treinamentos Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e Score News, ferramenta que permite avaliar o risco de eventos graves,  como o mau súbito e parada cardiorrespiratória.

Com atividades teóricas e práticas, a ação desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar, criada pelo Governo do Estado para o tratamento exclusivo de pessoas com o novo coronavírus, faz parte de um calendário de ações previstas para ocorrer durante o ano.

“Com a programação, a nossa ideia é de educação continuada para salvar ainda mais vidas. Quando esse profissional entende que pode identificar e prevenir um possível problema, a situação, que poderia ser negativa, ganha um desfecho positivo”, diz Aline Rafaella, enfermeira responsável pelo setor de Educação Continuada do Hospital de Campanha.

A partir de seleção feita pelas coordenações, nos períodos da tarde e noite, todos os profissionais da assistência participarão dos treinamentos. “O ideal é que todos participem. As indicações são feitas pelas coordenações e eles se engajam, pedem para participar. Isso é bom porque reforça a missão de todos que estão dentro do Hospital de Campanha, que é a de salvar vidas”, frisou a enfermeira Aline Rafaella.

A qualificação é composta por dois momentos: aula sobre indícios e prevenções de danos à saúde do paciente e uma simulação de reanimação. A enfermeira Lycia Paiva, 36, fez o treinamento e avalia o curso como um avanço para os cuidados de pacientes. “Eu nunca imaginei passar por um curso tão completo dentro de um hospital de campanha. Pudemos tirar dúvidas e compartilhar experiências vividas. Com certeza, aplicaremos o que foi aprendido da melhor maneira”, diz.

OPORTUNIDADE – Irlana Rosa dos Santos, 26, técnica de enfermagem, atua no Hospital de Campanha há seis meses e diz que o curso foi a oportunidade de colocar em prática e reforçar os aprendizados. “Essa é a primeira oportunidade que tenho tanto de colocar em prática o que já sei, quanto reforçar o que já sabemos fazer. Esse preparo para lidar no trato com o paciente é fundamental”, completa.

SCORE NEWS – Trata-se de um protocolo para reconhecer precocemente o agravamento do paciente internado, a fim de prevenir uma possível parada cardiorrespiratória.

A partir de indícios que demonstram se o paciente está regredindo para quadros negativos ao tratamento, o profissional de saúde identifica a decisão quue deverá tomar.  Se, por exemplo, um medicamento apresentar reações contrárias, ao identificar a situação, o profissional tem tempo hábil para reverter e solucionar os problemas apresentados.

REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP) – É o conjunto de manobras que, segundo a Associação Americana do Coração, visa à melhoria das habilidades no atendimento do paciente com comprometimento cardiovascular grave, a fim de garantir o fornecimento de oxigênio e sobrevivência.

HOSPITAL DE CAMPANHA DO HANGAR – Implantado pelo Governo do Pará e gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, é o maior centro hospitalar do Estado dedicado ao tratamento da Covid-19. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de sete mil pacientes já foram atendidos. Hoje, a unidade conta com 160 leitos e ocupação de 36%.

Texto: Alberto Dergan/HCH

Foto: Divulgação