Hospital do Baixo Amazonas homenageia mulheres pelas ondas do rádio

09/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

O dia 8 de março foi duplamente especial para a técnica de enfermagem Cássia Gabrielle Aguiar. Além de ser o Dia Internacional da Mulher, marcou também o aniversário da profissional de saúde, que trabalha no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas.

O que ela não esperava é que iria receber uma homenagem muito especial no seu local de trabalho. Cássia é a única colaboradora da unidade que faz aniversário na data e foi chamada a participar de uma programação especial no estúdio da Rádio HRBA, sediada no setor de comunicação do local.

Ela ganhou um presente e aproveitou para homenagear todas as colegas. “Foi uma surpresa imensa. Gostei muito da homenagem. A gente tem que abdicar de datas importantes, como o aniversário, para estar aqui. Mas fazer este trabalho é especial para mim e para todas as colaboradoras aqui do hospital porque nós cuidamos do amor da vida de alguém”, afirmou.

A tarde foi de muitas homenagens pelas ondas da Rádio HRBA. A locutora Fabiana Castro foi convidada para comandar a programação especial, que também contou com a participação do diretor técnico da unidade, Epifanio Pereira.

“É muito importante participar desse momento. Apesar de todas as campanhas que a gente faz sobre o respeito ao lugar da mulher na sociedade, ainda há preconceito. E a gente tem que saber se posicionar e mostrar a importância da mulher em todas as áreas. Aqui no HRBA, temos mulheres trabalhando em praticamente todos os setores. Com isso, a gente mostra que a mulher pode estar onde ela quiser e ser muito feliz”, ressaltou Fabiana Castro.

Atualmente, o Hospital Regional de Santarém conta com 575 colaboradoras. E a programação diferenciada teve o objetivo de comemorar a data especial com elas e com todas as pacientes e acompanhantes presentes na unidade.

A auxiliar de limpeza Cristiane Medeiros aceitou a missão de recitar um poema em homenagem a todas as mulheres presentes no HRBA. Foi a forma que ela achou para prestar uma homenagem.

“Eu pesquisei o poema para ler aqui e quis homenagear as minhas colegas e todas as pessoas do Regional. Durante o tempo que estou trabalhando aqui, já fiz muitas amizades. E acho que a mulher tem sempre que ser homenageada. Todo o tipo de mulher, de todo e qualquer setor”, contou a colaboradora.

A Rádio HRBA foi fundada em setembro de 2011 e é considerada a primeira rádio hospitalar do Brasil. Com uma programação voltada à saúde, informação, conhecimento, reflexão e entretenimento, é um canal de comunicação direto com colaboradores, pacientes e acompanhantes que circulam na unidade e tem o objetivo de diminuir a tensão do ambiente hospitalar.

“Com a rádio, a gente traz para perto as pessoas que fazem parte do hospital e que muitas vezes não temos a oportunidade de presentear, homenagear e agradecer pelo trabalho que elas desenvolvem. Então a gente só tem a agradecer pela oportunidade de valorizar as mulheres neste dia”, destacou o diretor técnico do hospital, Epifanio Pereira.

Ações – Além da programação na rádio, o HRBA realizou outras atividades em alusão à DATA. Na segunda-feira (06), houve palestra, bate-papo e oficina no setor de Oncologia. O grupo Mulheres Vitoriosas falou sobre o tratamento do câncer, autoestima e ainda doou materiais e ensinou a amarrar os turbantes para as pacientes que fazem tratamento de câncer.

Na terça-feira (07), foi a vez de serviços de massoterapia, reflexologia podal, auriculoterapia e movimentos sistêmicos para as colaboradoras, em parceria com profissionais dessas áreas.

Na quarta (08), também houve avaliação e orientação nutricional em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), oficina de pintura para as mães que acompanham os bebês na UTI Neonatal e também palestra sobre a saúde da mulher para usuárias no ambulatório da unidade, além da entrega de lembranças para todas as colaboradoras.

Serviço: O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA