Hospital do Baixo Amazonas ultrapassa marca de 3 mil cirurgias nos últimos 6 meses

01/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

A média da unidade hospitalar, em Santarém, é de 520 cirurgias por mês

O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, é referência na realização de cirurgias de média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios da região. Nos últimos seis meses, de dezembro a maio, a unidade realizou 3.123 procedimentos no centro cirúrgico, média de 520 cirurgias por mês.

O HRBA pertence ao governo do Estado e disponibiliza cirurgias em mais de 20 especialidades médicas, como oncologia, ortopedia, neurocirurgia, transplantes renais, captação de órgãos, cirurgias cardíacas, cirurgias plásticas, entre outras.

“O centro cirúrgico é responsável por grande parte do movimento do hospital. Fazemos cirurgias de média e altíssima complexidade aqui, que mexem com vários sistemas do corpo. Além da equipe médica, a gente precisa de uma equipe multidisciplinar qualificada para o sucesso desses procedimentos. Estamos falando de operações que realmente mudam a vida de muita gente”, afirmou Heber Lessa, cirurgião-geral e oncológico da unidade.

O Hospital informa que dispõe de 25 colaboradores envolvidos em procedimentos cirúrgicos, além da equipe médica que comanda as operações. Das mais de três mil cirurgias realizadas, desde dezembro, os procedimentos oncológicos e ortopédicos lideram a lista. O Regional de Santarém registra uma taxa abaixo de 1% de reoperação, ou seja, de pacientes que precisaram voltar à sala de cirurgia depois do primeiro procedimento.

“Nós usamos todos os procedimentos de cirurgias seguras para preparar esse paciente e para que ele não tenha complicações. Pedimos todos os exames e avaliações que são necessárias. Além disso, contamos com enfermeiros e técnicos de enfermagem com mais de cinco anos de experiência na área cirúrgica atuando durante os procedimentos. Realizamos treinamentos mensais para capacitar nossa equipe, por isso a gente conta com o sucesso de tantas cirurgias realizadas aqui dentro do hospital”, explicou a coordenadora do centro cirúrgico, enfermeira Mirelli Nobre.

O hospital conta com um centro cirúrgico com cinco salas de operação, seis leitos pós-operatórios e equipamentos de alta tecnologia para a realização dos procedimentos. “Toda a nossa estrutura, profissionais médicos e colaboradores são colocados diariamente à disposição de nossos pacientes para estes procedimentos. O HRBA mostra que é possível realizar cirurgias complexas no interior da Amazônia e temos o compromisso de oferecer sempre um serviço de excelência e humanizado aos nossos usuários”, destacou o diretor-geral da unidade, Éder Lúcio de Souza.

Serviço

O HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém, município a cerca de 700 km de distância de Belém.

Texto: Ascom/HRBA

Foto: Arquivo/Ag. Pará