
Hospital do Marajó e Hemopa capacitam para assistência à pessoa com hemofilia
09/11/2024
O evento foi direcionado a farmacêuticos, equipe de enfermagem, técnicos de laboratório, médicos e técnicos em patologia
Com o objetivo de fortalecer ainda mais a capacitação da equipe da assistência do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste do Marajó, uma parceria entre a unidade hospitalar e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) foi firmada, na quinta-feira, dia 7, com realização de um treinamento para profissionais do HRPM sobre hemofilia. A doença genética afeta a coagulação do sangue.
O treinamento foi realizada no auditório do hospital, e direcionado a farmacêuticos, equipe de enfermagem, técnicos de laboratório, médicos e técnicos em patologia, aprimorando o conhecimento desses profissionais para o atendimento especializado.

Iêda Solange Pinto, hematologista e hemoterapeuta da Fundação Hemopa
A hematologista e hemoterapeuta do Hemopa, a médica Iêda Solange Pinto, explica que a capacitação no Regional do Marajó é essencial, pois a hemofilia é uma doença rara e pouco conhecida entre os profissionais de saúde. Ela acrescenta que contar com uma equipe preparada para o manejo da doença na Ilha do Marajó pode reduzir custos e tempo para os pacientes, evitando deslocamentos e facilitando o acesso ao tratamento especializado.
“A partir da capacitação da equipe, os profissionais saberão que existe a doença e quando aparecer algum paciente que tenha os sintomas, que possam ser suspeitados, eles já saberão como proceder. A capacitação é fundamental, principalmente porque tem um usuário portador de hemofilia aqui em Breves, que inclusive é candidato a um protocolo novo do Ministério da Saúde”, disse a doutora Iêda.

Melina Swain, médica hematologista pediátrica, da Fundação Hemocentro de Brasília
Melina Swain, médica hematologista pediátrica, da Fundação Hemocentro de Brasília, que esteve acompanhada de Iêda Pinto, diz que, “é fundamental capacitar a assistência local para que o atendimento de pacientes com hemofilia ofereça a ele uma vida com melhor qualidade, sem interferir nas suas questões do dia a dia, como o seu trabalho, família e outros aspectos”, frisou.

Antoniel Monteiro Ferreira
Aprovação – Antoniel Monteiro Ferreira, de 27 anos, possui hemofilia e é acompanhado no Regional do Marajó. Ele conta que descobriu a condição ainda criança, com quatro anos de idade, quando teve uma hemorragia e precisou de tratamento no Hemopa, em Belém. “O atendimento tem sido ótimo aqui no HRPM, me receberam bem, assim como no Hemopa. Me sinto muito seguro, é um excelente hospital, os profissionais são capacitados. Fiquei feliz com o treinamento entre as equipes do HRPM e da Fundação Hemopa”, finalizou o estudante.
O HRPM é uma unidade de saúde do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital presta assistência de média e alta complexidade no sudoeste marajoara, e está localizado na avenida Rio Branco, n.º 1.266, no centro de Breves/PA, no Marajó. Mais informações poderão ser obtidas via telefones: (91) 3783 2140 /3783 2127.
Texto: Pedro Amorim/HRPM
Fotos: Divulgação