Hospital do Marajó garante assistência segura aos usuários com insuficiência renal

11/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

Há 10 meses em funcionamento, o serviço garante maior comodidade e conforto a dialisados da região

Com 10 meses de funcionamento, a equipe multiprofissional do Centro de Hemodiálise do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, no sudoeste da região, comemora cerca de 1.500 sessões de diálise realizadas entre abril a dezembro de 2021, e janeiro de 2022, o que atesta a resolutividade na assistência oferecida aos usuários com insuficiência renal e que precisam de diálise para melhorar a qualidade de vida e/ou para sobreviver.

Maria Zeneide Corrêa, de 67 anos, agradece pelo conforto e tratamento humanizado recebido

A disponibilidade de hemodiálise no próprio município já transformou a vida da doméstica Maria Zeneide Corrêa, 67 anos, que foi encaminhada via Central Estadual de Regulação para o tratamento de hemodiálise ambulatorial no HRPM, na sua cidade natal, e faz questão de agradecer à equipe multiprofissional pelo tratamento humanizado que vem recebendo.

“Eu fazia tratamento em Belém por cerca de dois anos. Assim que o centro foi inaugurado em Breves, onde tenho residência, fui transferida aqui pro Regional, em junho do ano passado. Graças a Deus melhorou muito. Desde então, fico perto da minha família, dos meus amigos. Estou muito satisfeita porque transformou minha vida. Só tenho que agradecer muito a Deus e toda a equipe que cuida de mim”, ressaltou a usuária.

A enfermeira nefrologista Lucélia Ramos fala da importância da educação em saúde para melhoria no quadro de saúde

Segundo a coordenadora do Centro de Hemodiálise, a enfermeira nefrologista Lucélia Cristina Ramos Lima, os desafios foram muitos, mas superados. ‘’Durante esses dez meses foi muito desafiador, mas conseguimos avançar muito. Os pacientes que estão fazendo o tratamento aqui estão na sua cidade natal, próximos de seus familiares, são bem acolhidos por todos, então, para eles é um benefício muito grande. O hospital dá toda a assistência esses usuários, seja com consultas, exames e outros. E temos várias ações educativas para eles que estão vindo por aí’’, disse

Os pacientes e acompanhantes estão em constante aprimoramento, por meio do tratamento especializado oferecido, entre eles do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), que desenvolve diversas ações de educação em saúde que ajudam a manter uma alimentação saudável.

Entre as ações realizadas, a profissional cita a promoção de palestras de como reduzir o consumo de sódio, além de demonstrações de receitas para substituição do sal na alimentação, através do uso de ervas que no preparo da culinária, em casa.

Integrantes da equipe multiprofissional do Centro de Hemodiálise do Regional do Marajó

Estrutura – O Centro de Hemodiálise conta com uma área de 200 metros quadrados, com sete máquinas para hemodiálise ambulatorial e duas para tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de uma de segurança. No momento, a unidade tem capacidade de realizar até 42 atendimentos de pacientes semanalmente, durante os três turnos disponíveis.

Além desses equipamentos, o serviço conta com equipe multiprofissional composta por médicos nefrologistas e cirurgiões vasculares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga. Por meio desse atendimento, já foram beneficiados mais de 125 pacientes, internos e externos.

Dados – Desde seu funcionamento, em abril até dezembro de 2021, a unidade registrou 1.226 sessões de diálise. Em janeiro deste ano, foram 239 sessões.

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Estado. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre. Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

A unidade hospitalar atende pacientes referenciados pela Central Estadual de Regulação, e de acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento.

Serviço: O HRPM é um órgão do Governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM