Hospital Galileu homenageia profissionais e usuárias com música, comédia e serviços de estética

08/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Profissionais do Hospital Galileu foram homenageadas pelo Setor de Humanização

“Mulher ri facilmente, se diverte facilmente, e toma as dores facilmente. Mesmo na luta, elas não se abatem”, garantiu a dona de casa Socorro Damasceno. Aos 53 anos, a paciente do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) se emociona ao falar sobre a força da mulher, mesmo em momentos desafiadores. “Vemos aqui enfermeiras, técnicas, psicólogas, muitas profissionais guerreiras, dando força às mulheres que estão internadas, doentes. Elas são muito especiais, dedicadas e competentes”, afirmou a paciente do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), que integra a rede de unidades de saúde do Governo do Pará.

Para homenagear funcionárias, pacientes e suas acompanhantes, na segunda-feira (07) e nesta terça (08), o HPEG fez uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, iniciada com a apresentação do técnico em Enfermagem Laudimar da Silva Novaes Neto, 23 anos. Ele se caracterizou como a personagem “Dona Hermínia”, protagonista do filme “Minha Mãe é Uma Peça”, e alegrou a atmosfera do Hospital como a mãe criada pelo ator Paulo Gustavo.

“Não tem preço fazer as pessoas se divertirem, se distraírem e esquecerem os problemas durante o tratamento de saúde. E a Dona Hermínia é mãe, e uma mãe entende as dores, as aflições e os desafios de outras mulheres. Essa homenagem não foi apenas para as pacientes, mas para todas as mulheres que vivem no contexto hospitalar”, disse Laudimar da Silva.

A enfermeira Rose Danielle trocou o jaleco pelo microfone

Música – Além da apresentação, no estilo standup, o Hospital Galileu promoveu um evento musical. A enfermeira Rose Danielle trocou o jaleco pelo microfone. “Escolhemos músicas que falam da força da mulher, da docilidade também e do colorido que a mulher traz para o mundo. Nosso repertório é de canções que falam sobre todo esse universo feminino e suas conquistas ao longo da história”, ressaltou a enfermeira.

A programação, idealizada pelo Setor de Humanização, também incluiu cortes de cabelo, limpeza de pele e serviço de manicure e pedicure. “Neste Dia Internacional da Mulher destaca-se o protagonismo feminino no setor da saúde e a participação efetiva das mulheres nas experiências exitosas do SUS (Sistema Único de Saúde). O Galileu sempre vem se destacando nas atividades de humanização, e nesta data proporcionamos para todas as mulheres a sua valorização, através de uma música, de uma comédia e dos serviços de beleza, para dizer o quanto elas são importantes em todos os setores”, destacou Anny Segovia, coordenadora de Humanização.

Para o diretor Executivo do Hospital Galileu, Alexandre Reis, a iniciativa tem como objetivo agradecer e reconhecer a representatividade feminina. “A presença das mulheres no setor de saúde é majoritária em diversas ocupações, sobretudo na enfermagem. Mas, além de nossas colaboradoras, temos aqui no Hospital nossas pacientes, acompanhantes, e cada uma delas representa a força e o cuidado com que as mulheres têm com tudo que elas proporcionam a fazer”, frisou o gestor.

Serviço: O Hospital Galileu é uma unidade pública, localizado na Avenida Mário Covas, 2692, na Região Metropolitana de Belém. A instituição é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HPEG