Hospital Regional dos Caetés investe na prevenção ao câncer uterino

09/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Elizabete Brito lembrou sua experiência com o câncer uterino

Ao ser encaminhada pela Regulação Estadual para atendimento no Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense, nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a usuária Elizabete Brito, 48 anos, também assistiu à palestra de lançamento da campanha Março Lilás, que enfatiza a prevenção ao câncer uterino, realizada na Recepção Central.

Ao ouvir as informações dos profissionais do HRPC, Elizabete, moradora do município de Viseu, na mesma região, ficou emocionada ao lembrar que teve câncer de colo uterino e superou a doença devido ao diagnóstico precoce. “Eu era mais jovem e a doença estava na fase inicial. Fiz o tratamento e fui curada. O que a palestrante falou eu já vivi. Parecia que ela estava falando comigo. Na época, eu não me preocupava com a saúde do meu corpo”, disse Elizabete Brito, que informou ter feito o preventivo em janeiro deste ano, e não deixou de realizar o procedimento periodicamente. “Hoje eu aconselho o mesmo para todas as mulheres: previnam-se”, alertou a usuária.

A programação iniciou pela manhã com palestra ministrada pela enfermeira do 4º Centro Regional de Saúde, Dinar Ferreira da Costa, que falou sobre a importância campanha de combate e detecção precoce do câncer do colo uterino, Março Lilás.

Ginástica laboral fez parte da programação comemorativa

Estatística – Segundo o Hospital Ophir Loyola, referência em oncologia no Pará, o câncer de colo de útero é a primeira causa de óbitos por câncer em mulheres no Pará, e 28% das mulheres no Estado nunca fizeram o exame preventivo do câncer de colo uterino. Dinar Ferreira enfatizou que a mulher deve ficar alerta para o exame. “Quando a doença é descoberta no início, as chances de cura são maiores”, ressaltou.

A programação em homenagem às mulheres do HRC prosseguiu com ginástica laboral, conduzida por fisioterapeutas da unidade. Houve ainda serviços de estética, com limpeza de pele e maquiagem, e ainda a distribuição de vasos com flores às mulheres presentes.

Funcionária Sâmia Souza

A funcionária Sâmia Souza, 37 anos, auxiliar de Higiene e Limpeza, disse que “é muito gratificante trabalhar em um hospital que se preocupa com o bem-estar de suas colaboradoras”. A programação inclui também usuárias internadas e suas acompanhantes.

A campanha Março Lilás se estenderá até o final deste mês, coordenada  pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH)

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende usuários 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, no Bairro Centro, sede municipal de Capanema.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC