Hospital Galileu incentiva o uso consciente de antibióticos entre pacientes e colaboradores

Hospital Galileu incentiva o uso consciente de antibióticos entre pacientes e colaboradores

23/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

A Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana vai até o dia 24 deste mês

Profissionais de saúde atuantes no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, vêm promovendo uma série de palestras e debates entre pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre o uso indiscriminado de antibióticos. A programação faz alusão à campanha de Conscientização Antimicrobiana, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015, e que tem como princípio aumentar a conscientização global sobre a resistência dos medicamentos e incentivar as melhores práticas de uso.

“Os microrganismos têm uma grande capacidade de desenvolver mecanismos de resistência. Esse processo é resultante, principalmente, da exposição aos antimicrobianos, onde os patógenos (bactérias) mais resistentes sobrevivem e continuam a se multiplicar, tornando-se predominantes”, ressalta a médica infectologista Rose Sheyla, responsável pelo Setor de Controle e Infecção Hospitalar (SCIH) do Galileu.

Como consequência da resistência antimicrobiana, a eficácia da prevenção e do tratamento de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas ficará comprometida. “Temos como exemplo o uso de antibióticos de maneira descontrolada durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19, o que ocasionou a emergência de bactérias e fungos mais resistentes”, disse a especialista.

Para incentivar o uso racional desses medicamentos, o Hospital Galileu realiza, constantemente, protocolos, treinamentos, auditorias e uma constante interação entre as equipes multiprofissionais. “Quando falamos em uso racional, queremos dizer sobre a prática adequada de prescrição desses medicamentos no que se refere à sua indicação terapêutica ou profilática, dosagem, via de administração e tempo de tratamento”, acrescenta a infectologista.

Atuação em equipe – Além de ações já realizadas, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade implementou o programa de racionalização, que permite a interação entre os profissionais de saúde com o intuito de aperfeiçoar o uso desses medicamentos. “Todas as prescrições de antibióticos são auditadas via prontuário eletrônico, visitas multidisciplinares e discussões diretas em conjunto com o corpo clínico e a farmácia clínica”, é o que explica Simão Pessoa, coordenador de farmácia e suprimentos farmacêuticos.

“A avaliação da terapia com antibiótico é realizada pela equipe de farmacêuticos na unidade em diversos momentos como na prescrição compartilhada, em que o farmacêutico acompanha o médico durante a confecção da prescrição. E na triagem das prescrições feitas diariamente, em que, em conjunto com o médico, o farmacêutico avaliará a concentração, dosagem, posologia, via de administração e tempo de tratamento, de acordo com a individualidade de cada paciente e parecer do SCIH”, pondera Simão.

A atuação entre a equipe multidisciplinar do HPEG tem como principal objetivo oferecer o melhor tratamento para seus pacientes. “Com isso, conseguimos uma toxicidade mínima para o paciente, além de um menor impacto de resistência bacteriana em nível hospitalar”, finaliza Simão

Conscientização – A compreensão sobre o uso racional de medicamentos também é estendida entre os pacientes internados na unidade. Periodicamente, são realizadas ações educativas envolvendo usuários e acompanhantes, em que temas como ‘Uso racional de medicamentos e resistência bacteriana’ são ministrados pela equipe de farmacêuticos do HPEG. O objetivo principal é sanar dúvidas e mitos relacionados ao uso de antimicrobianos.

Texto: Ascom/HPEG

Foto: Divulgação