Hospital Galileu realiza ações com o foco na segurança do trabalho

Hospital Galileu realiza ações com o foco na segurança do trabalho

12/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Doenças emocionais relacionadas ao trabalho são tema de palestra durante a programação

Ao longo deste mês, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na Grande Belém, está engajado na Campanha Nacional do Abril Verde. Com o objetivo de alcançar a todos os colaboradores da unidade, referência do Governo do Estado em traumatologia, diversas ações estão sendo desenvolvidas com o foco na segurança e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

As ações têm a finalidade de mobilizar os trabalhadores e conscientizá-los sobre a importância da prevenção de patologias ocasionadas ao exercício das suas funções, reduzindo assim, os índices de acidentes e os agravos à saúde do trabalhador de um modo geral. Durante a programação, estão sendo realizadas palestras e orientações técnicas aos colaboradores de como evitar os acidentes e as doenças ocupacionais.

A técnica de segurança do trabalho, Bruna Queiroz, de 36 anos, detalha a ação. “Nosso objetivo é movimentar e conscientizar os colaboradores do Hospital Galileu sobre acidentes e doenças do trabalho, promovendo ações educativas e palestras em prol da promoção da saúde e segurança do colaborador, ao longo do mês de abril”, disse.

Palestras – Com o tema ‘Saúde e Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho”, a psicóloga organizacional Juliana Oliveira Rotella, abordou com os colaboradores da unidade, cuidados que podem prevenir doenças da mente ocasionadas no ambiente laboral. “Usamos a metodologia expositiva e lúdica para abordar o assunto. O principal objetivo da abordagem foi fazer com que os colaboradores compreendam a importância da saúde mental, os transtornos mentais mais recorrentes provocados pelo o ambiente de trabalho e as estratégias que possibilitam o equilíbrio das funções mentais”, explicou a especialista.

Iniciativa – A iniciativa da programação partiu do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), em colaboração com a Comissão interna de prevenção de acidentes de trabalho (CIPA), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o setor de Humanização com a organização e incentivo à participação dos trabalhadores.

“Entendemos que todos os colaboradores estão aqui em prol do paciente, mas para desenvolver um trabalho eficaz e assertivo junto aos nossos usuários, precisamos de um ambiente de trabalho saudável, com os colaboradores bem assistidos. Por isso, é tão importante levar a humanização aos nossos colaboradores, assim como aos nossos pacientes”, destacou a enfermeira Anne Segovia, coordenadora de Humanização do Galileu.

A Campanha de 2022 pretende aprofundar os debates sobre a Gestão de Riscos Ocupacionais

Campanha – Além da abordagem dos aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a Campanha de 2022 pretende aprofundar os debates sobre a Gestão de Riscos Ocupacionais, em consonância ao início de vigência, em janeiro deste ano, da nova Norma Regulamentadora n° 1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais). Assim, o tema deste ano, é ‘Gestão de Riscos Ocupacionais: identificar perigos, avaliar riscos, prevenir acidentes e doenças no trabalho’.

Para o diretor executivo do Hospital Galileu, Alexandre Reis, a iniciativa busca reforçar os cuidados permanentes relacionados ao ambiente de trabalho. “Apoiar e incentivar campanhas como o abril verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. O Hospital Galileu está constantemente gerando conteúdos e programações para conscientizar que, somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de laboral”, apontou o gestor.

Serviço: O Hospital Galileu é uma unidade pública, localizada na avenida Mário Covas, na Grande Belém. A instituição é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia – ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HPEG
Foto: Divulgação