Hospital Geral de Tailândia é o único no Norte a integrar o Projeto Nestlé Health Science

Hospital Geral de Tailândia é o único no Norte a integrar o Projeto Nestlé Health Science

17/09/2021 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Geral de Tailândia, que sediará o projeto da Nestlé Health Science

Referência na assistência de média complexidade no Nordeste do Pará, que compreende mais de 300 mil habitantes dos municípios de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia do Pará e Tomé-Açu, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) está capacitando profissionais para implantar a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN).

A unidade já oferece várias especialidades, incluindo Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia, além da Maternidade 24 horas.

A capacitação, conduzida pelo médico Henrique Maia, da Nestlé, teve início no último dia 10 e prossegue até 8 de outubro. Ela faz parte de um projeto inédito da Nestlé Health Science, que tem o objetivo de replicar esse modelo de EMTN em hospitais do Brasil. O HGT, até o momento, é o único hospital do Norte a participar do projeto nacional.

Funcionários no evento de capacitação para a implantação do modelo EMTN

Redução de risco – De acordo com a nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HGT, Patrícia Manfredi, o atendimento EMTN tem capacidade de melhorar a seleção dos pacientes que necessitam de terapia nutricional, podendo garantir a qualidade da terapia e a uniformidade do cuidado, evitando terapia nutricional inadequada. “Assim, podemos reduzir os riscos de complicações associadas à nutrição enteral e parenteral, promovendo melhora do quadro clínico e diminuindo o tempo de hospitalização, além de evitar custos desnecessários com materiais e insumos”, explicou a nutricionista.

Patrícia Manfredi destacou que a composição da Equipe EMTN é essencial dentro da assistência nas unidades de saúde, tendo que em vista que a desnutrição hospitalar é muito prevalente. “O gerenciamento dos processos relacionados à terapia nutricional influenciam diretamente na qualidade do serviço e no desfecho dos pacientes”, disse a coordenadora.

A capacitação está sendo realizada pelos profissionais Patrícia Manfredi; nutricionista Katrinne Mayanne; farmacêutica Milena Lima de Souza; coordenador de Enfermagem Manoel Júnior; Fabricio Hugo, técnico de Enfermagem; fisioterapeutas Fernanda Cordeiro e Andressa Silva; fonoaudióloga Sinthia Leão, e cirurgião Ronaldo Silva Farias.

Serviço: O HGT possui 51 leitos e dispõe de atendimento de livre demanda aos usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde). A unidade integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Vera Rojas/HGT

Fotos: Divulgação