Hospital Geral de Tailândia (HGT) tem mais de 90% no índice de satisfação de usuários

15/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Unidade atribui boa reputação à qualidade e ao atendimento humanizado

A qualidade do serviço de saúde e a humanização do atendimento prestados pela equipe multiprofissional do Hospital Geral de Tailândia (HGT) têm sido comprovadas por pacientes e acompanhantes que passam pela unidade, que é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Estado do Pará (SESPA), respaldado pela média mensal superior a 90% do índice de satisfação dos usuários, de acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade hospitalar.

Edinalva de Freitas elogia atendimento recebido na clínica obstétrica d HGT

Outro importante termômetro são os elogios enviados ao SAU, por meio de preenchimento de formulários. Entre os elogios recebidos está o da usuária, Edinalva de Freitas, paciente que esteve no HGT para realizar parto cesáreo, e não escondeu sua satisfação pelo atendimento recebido, durante seu  período de internação. “Venho agradecer aos profissionais da Clínica Obstétrica por todo o cuidado e dedicação a mim e ao meu filho. Fomos bem atendidos e estamos recebendo todo o apoio necessário durante esse período”, mencionou a usuária em um trecho do elogio.

Diariamente, o SAU coleta dados, incluindo os finais de semana, por meio de um questionário para avaliar a satisfação dos usuários. As respostas oferecem insights que ajudam a identificar áreas de aprimoramento, ao mesmo tempo em que reconhecem as práticas bem recebidas pelos usuários. Desde janeiro de 2023 até o momento, o HGT tem mantido um índice de satisfação dos usuários superior a 90%.

A supervisora do SAU, Larissa Nogueira, destaca a importância de dar voz aos usuários, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados no HGT. “O SAU é um meio de participação social, que proporciona aos usuários e seus familiares um espaço para expressar elogios e agradecimentos, fortalecendo e motivando os profissionais que recebem homenagens. Além disso, é um canal no qual eles podem fazer reclamações e sugestões visando aprimorar, cada vê mais, o serviço, contribuindo para contínua melhoria do trabalho da equipe”, destacou a profissional.

Simone Agostinho também gostou do tratamento que recebeu

A paciente Simone Agostinho realizou uma colecistectomia e parabenizou toda a equipe que esteve presente durante o processo de hospitalização.  “Gostaria de agradecer, primeiramente, a Deus e depois a todos profissionais da unidade hospitalar que prestaram atendimento. O HGT está de parabéns por ter uma equipe excelente”, comentou a paciente.

Ao final de cada mês, o SAU encaminha elogios aos gestores responsáveis, que, por meio de cartões personalizados, reconhecem os colaboradores destacados. A prática não apenas ressalta o desempenho dos profissionais, mas também reforça a cultura de reconhecimento no ambiente hospitalar.

Estrutura – O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT pertence ao Governo do Pará e é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.31210.

Texto: Andrey Silva/HGT