
Hospital Jean Bitar destaca atuação de profissionais da Enfermagem
25/05/2023
Enfermeira Luciana Gomes e sua equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico
O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado, anualmente, em 12 de maio, com o objetivo de celebrar o trabalho desses profissionais, que atuam embasados na ciência do cuidado integral à saúde, interligada as demais profissões.
No Hospital Jean Bitar (HJ), em Belém (PA), os enfermeiros atuam na assistência à saúde dos usuários nos serviços que fazem parte do perfil assistencial da unidade hospitalar, desde a admissão do paciente até a alta, em setores como o Centro Cirúrgico, Centro de Materiais Esterilizados, Unidades de Internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Sala de Curativos e Pulsoterapia.

Enfermeiro da UTI em Procedimento
Gerente assistencial do HJB, a enfermeira Alexandra Santos enfatiza que o enfermeiro é o profissional que gerencia a unidade em que atua. É o profissional que faz o planejamento do atendimento para garantir assistência segura, humanizada e com a qualidade.
“Os enfermeiros do HJB são profissionais muito dedicados e competentes na sua atuação. Sendo um diferencial a dedicação e o atendimento humanizado aos nossos usuários”, destaca Alexandra Santos.
O Hospital Jean Bitar destaca, ainda, que os profissionais enfermeiros têm como premissas: o cuidado centrado no paciente em toda sua totalidade, identificando suas necessidades básicas, como o objetivo principal de oferecer assistência especializada e humanizada para a garantia da Saúde da população, levando em consideração os diferentes níveis de gravidade e as múltiplas dimensões do ser humano.
No ambulatório, por exemplo, a enfermagem realiza a pesagem do paciente, medição de altura e verificação de sinais vitais. Já na internação, o paciente é atendido pela equipe de enfermagem durante todo o período em que fica internado no hospital.

Enfermeiro atuando na Pulsoterapia
Outro setor onde o enfermeiro atua é no Centro Cirúrgico, em uma das áreas de referência, o tratamento da obesidade, na assistência aos usuários obesos que estão em processo de realização de cirurgia bariátrica. O profissional atua em todas as etapas do atendimento, e também no pós-operatório, por meio de consulta para receber o feedback pós-cirúrgico e para avaliar a satisfação do usuário. Detalhes sobre o que mudou na sua vida, e a percepção dos pacientes em relação à qualidade de vida em todos os aspectos da saúde e psicossociais, são mensurados com a consulta feita pelo enfermeiro.
Conforme a coordenadora do Centro Cirúrgico do HJB, enfermeira Luciana Gomes, o enfermeiro no Centro Cirúrgico- na atuação junto ao paciente bariátrico é um elo entre todos os profissionais, pois com a vivência de liderar, consegue agregar a equipe multiprofissional para traçar planos e conduzir os protocolos assistenciais.
“O enfermeiro consegue ter uma percepção do paciente como um todo, não tem como foco apenas a doença. A humanização sempre foi muito presente na assistência da enfermagem desde o início da enfermagem com Florence Nightingale, que foi pioneira no tratamento humanizado de pacientes- a preocupação com o bem-estar total do paciente, a escuta deste paciente, desde anseios relacionados a saúde como anseios pessoais é um dos fatores mais importantes na assistência. No Hospital Jean Bitar, colocamos isso em prática”, destaca.

De Aurora do Pará, a técnica de enfermagem Josiela Mangabeira precisou dos cuidados dos colegas e elogiou a equipe
A paciente Josiela Mangabeira, técnica de Enfermagem, moradora do município de Aurora do Pará, elogiou os profissionais que estão lhe atendendo desde que foi internada, e fez questão de destacar a equipe de Enfermagem do HJB.
“No Hospital Jean Bitar fui bem acolhida por todos os médicos e demais profissionais da equipe multidisciplinar mas, principalmente, pela equipe de Enfermagem. Por isso, gostaria de parabenizar cada um desses profissionais que atuam neste hospital com tanto carinho, amor, dedicação, respeito e humanização. Eu me encontro acamada, então todos os meus cuidados são no leito. Ontem, eu recebi um banho, que fez eu me senti revigorada; nunca pensei que um simples banho fosse me fortalecer e me fazer tão bem. Isso demonstra o quanto a equipe é especial. Eu quero deixar aqui registrado o meu carinho, meu abraço e o meu agradecimento a todos o meus colegas da Enfermagem do Hospital Jean Bitar”, destacou a paciente.
Para o diretor executivo do Hospital Jean Bitar, administrador Hospitalar, Giovani Merenda, o enfermeiro e toda a equipe de profissionais que atuam na área da enfermagem, têm conquistado mais espaço a cada dia na área da Saúde. Conforme o diretor, o enfermeiro tem um papel cada vez mais essencial, decisivo e proativo na definição da assistência ao paciente, já que o profissional trabalha desde a prevenção à saúde, até a assistência hospitalar, de forma humanizada, com o cuidado centrado não apenas na doença, mas no próprio paciente.
“No HJB, os enfermeiros têm papel integrador, no sentido de promover e coordenar as práticas de cuidado de saúde, tornando-se essencial na manutenção da saúde dos nossos pacientes. Neste mês festivo para os enfermeiros, pelo dia 12, alusivo à categoria, e dia 20, quando é celebrado o Dia do Técnico de Enfermagem, reforçamos a importância desses profissionais que fazem um importantíssimo trabalho junto aos pacientes. Todos têm o nosso respeito e admiração pela atuação ética e humana, com que essas duas categorias profissionais atuam. Esses são valores importantíssimos, que contribuem sobremaneira para o sucesso da assistência de qualidade prestada no Hospital Jean Bitar”, enalteceu o gestor.

Enfermeiro e técnica de Enfermagem na Sala de Curativos
O Hospital Jean Bitar conta equipe de enfermagem composta por 147 profissionais, sendo 36 enfermeiros e 111 técnicos de Enfermagem. A equipe atua juntos aos usuários, dando suporte nos tratamentos gastrointestinais, obesidade, diabetes, cirurgias otorrinolaringológicas e no atendimento a transgêneros, perfis assistenciais do HJB, e faz parte da equipe multidisciplinar, que nos últimos 4 meses foram responsáveis por 157.408 atendimentos, entre consultas médicas e não médicas, cirurgias, internações e exames internos e externos.
SERVIÇO: O Hospital Jean Bitar, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto e fotos: Joelza Silva/HJB