Hospital Jean Bitar promove acolhimento e reflexão sobre a Páscoa para seus usuários

18/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Grupo de Trabalho de Humanização realizou atividade sobre a importância de celebração para as tradições cristãs

Para proporcionar um momento de reflexão e acolhimento espiritual a respeito do real significado da Páscoa junto os usuários do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, foi realizada na recepção do Ambulatório de Especialidades uma palestra sobre o amor de Deus pela humanidade.

A ação, realizada por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), teve o objetivo de atender os pacientes no direito de ser assistindo globalmente, não apenas tendo em vista o estado físico e o tratamento a sua doença, mas também considerando o acolhimento dos usuários visando o bem-estar emocional e espiritual, conforme é preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde (MS).

Durante a palestra ministrada pela assistente social da unidade e membro do GTH, Marta Pamplona reforçou sobre a prova de amor de Deus por toda a humanidade com a permissão da morte do seu filho unigênito na cruz do calvário, pela redenção dos pecados do homem, sacrifício pelo qual a humanidade passou a ter livre acesso à salvação eterna, enfatizando a mensagem de que após a ressurreição, Jesus vive dentro do coração das pessoas e ouve e atende as suas petições.

“O HJB não se preocupa apenas em tratar as doenças dos seus usuários, mas os acolhe considerando a integralidade de cada ser humano; o seu estado emocional e espiritual também é acolhido por nós, de forma humanizada. O período de Páscoa é mais um momento para acolhermos os nossos usuários, e para falarmos do amor de Deus por todos nós, para que tenham a plena convicção de que Jesus morreu, ressuscitou e vive dentro de cada um de nós. Ele nós ouve e responde os nossos pedidos”, ressaltou a palestrante.

A jovem Patrícia Tenório, que acompanhava a mãe em sua primeira consulta no Jean Bitar, aprovou a iniciativa e parabenizou a equipe. “Achei esse acolhimento muito importante para todos nós que estamos aqui. É um momento de reflexão sobre o amor de Cristo por nós e, o acolhimento dos pacientes como eu e minha mãe, foi muito importante. A assistente social falou muito bem e aqueceu nossos corações e nossos vínculos de família. A humanização é o melhor caminho. A equipe passou muita segurança e a palavra de Deus sobre a Páscoa, amor  reflexão. Só gratidão”.

Serviço: O Hospital Jean Bitar é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HJB fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro DO Umarizal. Mais informações: (91) 3239-3800.

Texto: Joelza Silva/HJB