Hospital Metropolitano orienta sobre prevenção de acidentes com luzes natalinas

Hospital Metropolitano orienta sobre prevenção de acidentes com luzes natalinas

20/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

As luzes natalinas que fascinam podem se tornar um perigo, caso não sejam instaladas com segurança

As belas decorações natalinas, que se destacam principalmente pela iluminação, encantam crianças e adultos, mas exigem atenção e cuidados para evitar acidentes, como choque elétrico e curto-circuito, que podem causar queimaduras graves. Com o objetivo de alertar a população sobre os perigos de ligações irregulares, a coordenadora do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Nellyane Ferro, orienta sobre como se proteger dos perigos em uma época que deve ser apenas de festa e confraternização.

“O momento é de celebração, união e paz. Para que tudo saia conforme o planejado, é fundamental que haja responsabilidade, principalmente na hora de ligar as famosas luzes de Natal”, disse a coordenadora.

Hospital Metropolitano é referência em tratamento de queimados

Localizado no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência foi construído pelo Governo do Pará – atualmente gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) -, para ser referência em tratamento de queimaduras no Norte do Brasil. Ano passado, 529 pessoas, entre crianças e adultos, foram atendidas na unidade devido a queimaduras. De janeiro a novembro deste ano, foram 564 vítimas.

Esse tipo de acidente – de choque elétrico a incêndio de grandes proporções – pode ocasionar lesões variadas. “A gravidade da queimadura pode variar de acordo com o nível do acidente, que pode ser desde um incêndio na casa toda a um choque elétrico. Em casos mais severos, esses acidentes podem levar a problemas irreversíveis”, enfatizou Nellyane Ferro.

Como prevenir acidentes:

1. Não permitir que crianças manuseiem pisca-pisca, cordões e fitas luminosas. Além de choques, a luminosidade e o calor podem lesionar os olhos e mãos;

2. Não colocar luzes perto de cortinas ou tecidos;

3. Certificar se a tensão elétrica na decoração é compatível com a rede de energia. Luzes de 117 volts em uma tomada 220 v podem ocasionar curto-circuito;

4. Não usar itens que não contenham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);

5. Em hipótese alguma fazer emendas sem o devido isolamento, ou conexão com a rede elétrica sem tomadas adequadas;

6. Antes de instalar ou ligar a fiação, revisar as instalações elétricas da residência;

7. Se for sair de casa ou dormir, desligar o pisca-pisca.

Procedimentos em caso de acidente:

• Não retirar objetos ou tocar em pessoas que estejam em contato com fios até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada;

• Desligar imediatamente o disjuntor da residência e só depois prestar socorro;

• Ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo 192;

• Não passar nenhum tipo de produto na lesão, como creme dental e borra de café. Isso pode ocasionar ainda mais irritabilidade na área atingida.

Texto: Alberto Dergan/HMUE

Fotos: Bruno cecim/Ag. Pará e Divulgação