Hospital Oncológico Infantil incentiva o empreendedorismo feminino

Hospital Oncológico Infantil incentiva o empreendedorismo feminino

02/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

1º Workshop de Empreendedorismo – Da Intenção à Ação

Promover o empoderamento e a transformação na vida de mães que acompanham os filhos em tratamento oncológico é o objetivo do 1º Workshop de Empreendedorismo – “Da Intenção à Ação”, realizado pelo Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), de 01 a 03 de fevereiro, no auditório da instituição. A ação de responsabilidade social desenvolvida pelo Escritório de Experiência do Paciente (EPP), em parceria com a Faci Wyden, visa garantir uma fonte de renda lucrativa e oportunidade de crescimento na carreira.

O Brasil é classificado como o sétimo país com o maior número de empreendedoras, cerca de 30 milhões de mulheres. A informação é da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ). Nesse contexto, incentivar esse protagonismo contribui para reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento entre os gêneros.

“A ideia do Workshop é encorajar as mães empreendedoras a expandir os negócios por meio de conhecimento adquirido, principalmente aquelas que já participam do projeto mensal. Após uma análise, percebemos que essas mulheres têm algo em comum: deixam para trás muita coisa, como o trabalho e renda extra que obtinham antes do adoecimento dos filhos”, disse Elizabeth Cabeça, assistente do EPP.

Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade busca promover a qualidade de vida dos usuários e acompanhantes por meio dos projetos desenvolvidos pelas equipes assistenciais e de humanização.

O treinamento vem somar ao projeto “Canto da Empreendedora”, uma feirinha que ocorre mensalmente para incentivar a produção e o comércio de produtos pelas mães de crianças assistidas na instituição de saúde. Devido à procura, também foram abertas vagas para as profissionais da instituição, facilitando a troca de experiências.

Após o diagnóstico do câncer, mães, pacientes e a família como um todo enfrentam uma mudança radical de vida, no âmbito emocional, profissional e social. “A saúde financeira da família também fica comprometida quando um dos provedores deixa de ajudar nas despesas para acompanhar o longo período de tratamento do filho. É nesse contexto que a oportunidade concedida pelo hospital faz a diferença”, ressaltou Elizabeth.

Em 2017, quando deu entrada para fazer o tratamento contra um sarcoma de Ewing, um tumor maligno predominante nos ossos ou em partes moles,  Dandhara dos Santos, hoje com 23 anos anos, nem imaginava que teria a própria empresa. Junto à família, ela passou por dificuldades financeiras após a mãe dela precisar abandonar a profissão de esteticista para acompanhá-la durante a idas e vindas ao Hospital Octávio Lobo.

“A doença oncológica afeta todas as áreas, tanto do paciente como da família que o acompanha nesse processo. A nossa saúde financeira foi afetada, mas o ‘Canto da Empreendedora’, nos permitiu um novo recomeço. O projeto do hospital possibilitou enxergar uma oportunidade no meio do tratamento oncológico, incentivando-nos a empreender dentro do hospital. Esse apoio foi fundamental para dar um pontapé inicial nessa mudança significativa de vida”, disse Dandhara.

A mudança citada pela paciente é a ‘Dandhara’s Alimentação Saudável’, empresa que cumpre o papel de ser uma das principais fontes de renda da família na atualidade. A oferta  de cardápios personalizados, faz sucesso entre aqueles que possuem algum tipo de restrição dietética. A cada mês, a empresa fatura de R$ 4.500 a R$ 5 mil.

Maytê, 27 anos, possui uma loja virtual de roupas femininas

Revelly Maitê, 27 anos, é mãe da pequena Rebeca Vitória, 7 anos, em tratamento contra leucemia há quatro anos. A jovem possui uma loja virtual de roupas femininas e viu no projeto a possibilidade de expandir os negócios. “É uma oportunidade maravilhosa porque a gente não tem tempo para trabalhar, sair, correr atrás das coisas. Eu já trabalho com vendas e consigo vender meus produtos para as pessoas aqui do hospital. Em relação ao Workshop, nossa que oportunidade sensacional! Certamente, vou aprender a lidar melhor com o meu negócio, não consigo nem descrever o quanto estou feliz”, afirmou.

Durante o  Workshop, a paciente e os demais participantes aprenderam a fazer uma melhor gestão dos negócios. A finalidade é capacitá-las para que transformem possíveis ideias em negócios lucrativos, conforme explicou a facilitadora Samara Felipe, responsável por coordenar os cursos de gestão da Faci Wyden.

“Estamos trabalhando a questão empreendedora dessas mulheres, iniciamos falando sobre educação financeira, poupar e investir, determinar e melhorar o perfil financeiro de cada uma, assim como o entendimento da composição das dívidas e as formas de negociá-las. Amanhã, vamos abordar o marketing nas redes sociais, justamente para que elas cuidem da imagem do negócio, e encerraremos  com ministração sobre o que é ser um empreendedor e a importância de terem uma formalização”, explicou Samara.

Texto: Leila Cruz/Hoiol

Fotos: Pedro Guerreiro/Ag. Pará