Operação de Carnaval 2023 da Sespa incluirá orientações sobre mpox

02/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

Foliões devem estar atentos à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoverá no período do Carnaval uma série de ações com objetivo de orientar a população paraense sobre as principais infecções sexualmente transmissíveis, bem como distribuir material de prevenção e auto-testes para serem realizados pelos interessados presentes nos festejos.

A Sespa enviará equipes no período do Carnaval para os principais destinos turísticos do estado: Salinas, Bragança, Barcarena, Cametá, Vigia, Curuçá, Abaetetuba e o Circuito Mangueirosa, na capital. Lá, os profissionais da Sespa estarão prestando esclarecimentos sobre os agravos sexualmente transmissíveis, distribuindo material educativo sobre a importância da prevenção, além de preservativos masculinos e femininos.

Para 2023, a Secretaria está ampliando esforços para, além de informar sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), prestar esclarecimentos para a população sobre a mpox (anteriormente chamada de monkeypox ou varíola dos macacos), que, apesar de não ser considerada uma IST, tem como principal forma de contaminação o contato pele a pele, logo, relações sexuais são importantes fatores de infecção.

Mpox – Apesar de ser uma doença nova nos noticiários de saúde, trata-se de um agravo registrado desde a década de 70. Porém, o surto atual da mpox ocorre devido a uma nova variante do vírus, chamado de Clado 3, cuja contaminação ocorre através do contato com a pele de uma pessoa infectada. Para preparar a rede de saúde do estado neste período de festas e aglomerações, a Sespa promoveu na última terça-feira (31) um webinar com a participação de um médico infectologista e farmacêuticas do Laboratório Central do Pará (Lacen), que prestaram esclarecimentos para profissionais de saúde de todo o estado sobre diagnóstico e manejo clínico da mpox.

Apesar de ser uma doença mais comum em pessoas imunossuprimidas, trata-se de um agravo que toda a população paraense deve estar atenta. Andréa Miranda, coordenadora estadual de IST/Aids da Sespa falou sobre a importância de prestar mais esclarecimentos sobre a mpox:

“Ainda precisamos prestar muitos esclarecimentos à toda a rede de saúde e à população sobre a doença, consideramos oportuno realizar este webinar antes do período de carnaval”, afirmou. Até o dia 30 de janeiro, foram confirmados 117 casos de mpox no Pará, incluindo um óbito em Belém.

Parceria com municípios – Além das equipes que irão aos principais destinos, a Sespa também está realizando para o Carnaval uma parceria com os poderes municipais para ampliar as iniciativas de prevenção e orientação da população de todo o estado.

Todos os 144 municípios foram convidados a enviar para a Sespa propostas de projetos que serão realizados no período, cabendo à Secretaria realizar destaques financeiros de apoio, assim como enviar insumos e material educacional para serem distribuídos para as cidades solicitantes.

Ao todo, são mais de 500 mil preservativos enviados para municípios de todo o Pará, além de folhetos e cartilhas educativas, equipamentos para a realização de testes de HIV, hepatites virais e sífilis e material para a realização de auto-testes para ISTs.

Rosicleia Ferreira, diretora do Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis da Sespa falou sobre a iniciativa para o Carnaval de 2023:

“Acreditamos que os municípios farão um importante trabalho com o apoio da Sespa. Demos todo o suporte a eles através dos Centros Regionais de Saúde e já começamos a enviar os materiais para que cada um realize os projetos que nos enviaram. Será uma iniciativa fundamental educativa e preventiva para o povo paraense nesse período de festas por todo o estado”, declarou.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Foto: Jonas Amador/Ag. Pará