Hospital Público de Castelo de Sonhos oferece atendimento em sete especialidades

Hospital Público de Castelo de Sonhos oferece atendimento em sete especialidades

26/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

Hospital de Castelo de Sonhos descentraliza o atendimento de saúde na região

O Hospital Geral Público de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho (HGPCS), em Altamira, na Região de Integração Xingu, no oeste paraense, descentraliza a procura por atendimento em sete especialidades: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Cardiologia e Clínica Médica, pelo Sistema de Regulação Estadual e no regime de porta aberta.

“Ao longo dos últimos anos, o governo do Estado vem avançando para levar atendimentos especializados a todo o Pará. Prova disso, é o Hospital de Castelo de Sonhos, inaugurado em 2020, e que funcionou, inicialmente, para os atendimentos na pandemia de Covid-19. Mas que, no mesmo ano, começou a atender serviços ambulatoriais, e em seguida deu início à realização de cirurgias”, ressaltou Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública.

A instituição é referência em atendimentos de baixa complexidade, e implementou melhorias na área da saúde aos moradores do distrito de Castelo de Sonhos e de localidades próximas, facilitando o acesso aos serviços para a população que vive na área de influência das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Cuiabá-Santarém).

Atendimentos – O diretor Técnico Douglas Rosa do Nascimento, informou que a unidade garante serviços especializados, além de atendimentos de urgência e emergência. “Apesar de ser um hospital novo, milhares de pessoas que vivem longe dos grandes centros já foram beneficiadas pelos nossos serviços. Tudo isso só é possível graças à política pública”, completou.

Pacientes que precisam de cirurgias na região podem ser atendidos com celeridade pela equipe do Hospital. Atualmente, a fila por cirurgia está quase zerada. “Qualquer paciente que entrar no Hospital é atendido em um processo muito rápido e sem espera”, garantiu Douglas Rosa do Nascimento.

Porta aberta – Além do serviço especializado, o Hospital de Castelo de Sonhos também realiza atendimentos da Atenção Primária. Os pacientes são recebidos no Pronto Atendimento da unidade e, posteriormente, encaminhados ao Ambulatório, caso haja necessidade.

Diego Carlis, diretor-geral do Hospital, destacou que “temos 34 leitos, e damos o amparo de cobertura de cirurgias para a população, sobretudo de Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra (distritos de Altamira) e de Novo Progresso (município do sudoeste). Não havia referenciação para o serviço de pronto atendimento, ambulatório e exames, e hoje temos com a unidade”.

Serviço: O Hospital Geral de Castelo de Sonhos pertence ao governo estadual, sendo administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem atendimento de emergência e ambulatorial, e ocorre de forma referenciada, encaminhado ao Hospital por meio da Regulação Estadual, Samu, Corpo de Bombeiros Militar e polícias Rodoviária e Militar.

Texto: Ascom/HGPCS

Foto: Rosivaldo Almeida/Ag. Pará