Hospital Público Galileu faz entrega de kits de higiene em ação natalina, na Grande Belém

23/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Paciente do Hospital Galileu sorri ao receber o presente e o carinho de colaboradora da unidade

Uma festa intimista e cercada de amor e fraternidade em clima de Natal já, na manhã desta quarta-feira (23), aconteceu no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém. Mais de 100 kits com produtos de higiene pessoal foram entregues a acompanhantes e pacientes que fazem tratamento na unidade, referência do Governo do Estado do Pará em cirurgia de reconstrução e alongamento ósseo e traumatologia.

A ação que mobilizou todos os setores do hospital, foi idealizada pela equipe de Humanização, que lançou a campanha e arrecadou os donativos. “Precisamos espalhar nos hospitais esse espírito natalino, que nada mais é do que a união de esforços em benefício de uma pessoa, de uma vida. Em nosso caso, são os pacientes e seus acompanhantes. Hoje, todo o Hospital se alegra em ter a possibilidade de transmitir, de alguma forma, esse espírito para essas pessoas que estão lutando por sua saúde”, observou a enfermeira Anny Segóvia, coordenadora de Humanização.

Quem também não poupou esforços para a realização da ação, foi a enfermeira Camila Rosa. “O nosso projeto fala muito sobre a assistência que realizamos no Hospital Galileu. Temos um cuidado holístico, que não é só no cuidado com os braços e pernas fraturadas, mas sim, com o emocional do nosso usuário, trazendo um carinho de forma geral aos pacientes. Tudo isso me deixa bastante satisfeita, por conseguir levar essa assistência e cuidado diferenciado”, frisou.

Contemplação – Surpresa com a ação, a paciente Yasmim Pacheco, agradeceu o cuidado. “A equipe do Galileu está de parabéns pela assistência e carinho com que trata quem está aqui internado. Não é fácil. Nós, pacientes, temos apenas a agradecer tanto zelo. Agradecer aos médicos, aos enfermeiros, aos fisioterapeutas, toda a equipe”, parabenizou.

Emocionada, a paciente Eunice Lira, não conteve as lágrimas ao receber o kit. “Estar internada, sem sair da cama, sem poder estar ao lado da nossa família e dos nossos amigos no Natal é difícil. Não passei por muitos hospitais, mas, tenho certeza, que aqui no Galileu temos profissionais diferenciados, que cuidam e zelam pelos pacientes. Eu só tenho que agradecer tudo que essas pessoas maravilhosas estão fazendo”, disse.

Funcionária do Galileu organiza os kits para pacientes

Natal – Além da distribuição dos kits de higiene pessoal, a programação natalina no Galileu iniciou com a montagem da árvore de Natal, feita a partir de materiais recicláveis. Esse símbolo do Natal ilumina a entrada do prédio da unidade, após ser projetada pelo setor de Manutenção do hospital, a partir de tubos de PVC, arames, CDs de música, e outros objetos que seriam descartados.

“O Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAAA), que administra o Galileu, tem como um dos seus princípios, a preocupação com o meio ambiente, com a assistência de qualidade à saúde pública e a valorização dos seus pacientes e colaboradores. Desta forma, ação natalina da unidade, congrega todos os nossos valores e missão, dentro desta unidade do Governo do Pará”, pontuou Adriana Durans, gerente de Recursos Humanos do Instituto.

Com cerca de 80% de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, a unidade destaca-se por criar, continuamente, ações relacionadas à humanização, solidariedade e, sobretudo, à segurança viária e redução de acidentes e mortes nas vias públicas. Os profissionais percorrem as enfermarias com ações educativas sobre as leis de trânsito e orientações sobre o tema, já que eles não trazem apenas sequelas físicas, mas também psicológicas.

Para o diretor executivo do Hospital Galileu, Alexandre Reis, a programação de dezembro é uma forma encontrada pela unidade de celebrar o Natal para quem está internado e para os colaboradores. “Independentemente da classe social ou do poder aquisitivo, estar em um hospital, num tratamento de saúde, é um período bastante delicado, sobretudo, às vésperas do Natal, que, tradicionalmente, é um período de se estar ao lado da família, em casa. A iniciativa do Hospital Galileu é tornar esse período menos dolorido aos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Neste mês, já fizemos entregas de panetones e momentos de agradecimento por toda a dedicação desta equipe pelo desempenho no trabalho de excelência ao longo deste ano”, destacou o gestor.

SERVIÇO: O Hospital Galileu na Rodovia Mário Covas, nº 2253, é gerenciado pelo ISSAA, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). A  unidade de retaguarda atende média e alta complexidades e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica, urologia e traqueostomia.

Texto: Roberta Paraense/HPEG