Pacientes com sintomas gripais aumentam número de atendimentos na urgência do HGT

Pacientes com sintomas gripais aumentam número de atendimentos na urgência do HGT

23/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

O HGT registrou um aumento de 60% nos atendimentos nos dias 20, 21 e 22 de dezembro

Referência no atendimento de baixa e média complexidade na mesorregião do nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), com atendimento de livre demanda, registrou um aumento de aproximadamente 60% no atendimento de usuários no Pronto Atendimento (P.A), nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, que somou uma média de 275 atendimentos/dia, quando em dias normais, a média é de 160.

De acordo com o diretor técnico, o médico Jefferson Abreu, a maioria dos casos são síndromes gripais leves, não demandando internação. “Estamos nos empenhando para prestar a melhor assistência possível com uma equipe de profissionais 24h”, destacou o profissional.

Abreu crê que é importante explicar ao público que o HGT, assim como todas as unidades de saúde, pública e privada, segue os protocolos de Classificação de Risco para atendimentos, identificando na triagem a prioridade dos atendimentos: Emergencial (cor vermelha). Muito urgente (cor laranja). Urgente (cor amarela). Pouco urgente: (cor verde). Não urgente: (cor azul).

Para o Ministério da Saúde (MS) o quadro de Emergência refere-se à constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já os casos de Urgência quando há ocorrência imprevista de agravo à saúde como ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. “Esses tipos de casos têm prioridade na assistência”, observou Jefferson Abreu.

Prevenção – Para evitar o risco de contágio da gripe, seja qual for o tipo de vírus, o médico sugere a adoção de algumas medidas de segurança, entre elas: a utilização de máscaras, higienização das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, além de  manter os ambientes ventilados, não tocar os olhos e a boca, constantemente. “Devem evitar também aglomerações e locais fechados, bem como aderir à vacinação contra a gripe”, orientou.

Estrutura – Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar que oferece as especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço: O HGT é um órgão do governo do estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de saúde Pública (Sespa). A unidade  está localizada na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Vera Rojas/Hemopa
Foto: Divulgação