Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos registra mais de 50 mil atendimentos à população

Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos registra mais de 50 mil atendimentos à população

27/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos integra a rede de unidades de saúde do Governo do Pará

O Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos “João Trevian Sobrinho” concluiu mais um período de prestação de serviços de qualidade para os moradores da Região de Integração Xingu. De janeiro a dezembro deste ano, somando os atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência e as cirurgias, foram totalizados 50.044 procedimentos. No período também foram registradas 693 altas médicas e 803 atendimentos no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).

A unidade, entregue pelo Governo do Pará em 17 de julho de 2020, agilizou o acesso aos serviços de saúde para moradores de Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, município da região Oeste, assim como para moradores dos distritos de Cachoeira da Serra e Vila Isol, que antes precisavam se deslocar por cerca de 1.000 quilômetros para chegar à sede de Altamira em busca de atendimento.

Com mais de 159 mil km² de área, Altamira é o maior município do Brasil em extensão territorial, e Castelo dos Sonhos é o distrito mais distante da sede municipal.

Entre os serviços realizados pela unidade estão atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência e cirurgias

Vinícius da Silva Gregório, 21 anos, foi um dos pacientes internados no Hospital, após sofrer acidente de motocicleta. Ele passou por cirurgia e recebeu alta cinco dias depois. “Ao chegar na unidade, eu já fui acolhido pela equipe. Devido à gravidade, eu fui encaminhado para o centro cirúrgico. Agradeço a todos pelo atendimento prestado”, disse Vinícius.

O médico ortopedista Willian Cardoso, com o apoio da equipe multiprofissional, foi quem operou Vinícius Gregório. “O paciente deu entrada com uma lesão óssea exposta, e prontamente foi solicitada a cirurgia. Havia certo cuidado devido ao grande risco de contaminação, pois a área fraturada estava suja de areia, em decorrência do acidente, que envolveu uma moto e um carro. Apesar disso, houve êxito no processo e o paciente se recuperou bem, e agora vai continuar o tratamento em casa, com acompanhamento da própria unidade”, informou o especialista.

Profissionais do Hospital atendem moradores de Castelo dos Sonhos e de outros distritos de Altamira

Estrutura disponível – O Hospital de Castelo dos Sonhos, que pertence ao governo do Estado, é administrado pelo Instituto Mais Saúde. A unidade dispõe de 21 leitos clínicos para internação em pediatria, ortopedia, obstetrícia, clínica cirúrgica e clínica médica, e outros quatro leitos em sala de estabilização. São atendidos por mês, em média, 4,5 mil habitantes, incluindo moradores do distrito de Cachoeira da Serra e das aldeias indígenas do entorno.

“Estamos muito felizes com a conclusão de mais um ano. Em 2021, nossa equipe se dedicou intensamente para atender a população paraense de forma humanizada e com toda qualidade, que são marcas do modelo de cuidado do ISMS. Buscamos inovar no acolhimento, no gerenciamento de nossos processos e no cuidado de nossas equipes. Esperamos que em 2022 um novo ciclo se inicie, trazendo oportunidades de superarmos ainda mais nossa maneira de cuidar”, ressaltou a diretora-geral do Hospital de Castelo dos Sonhos, Louhanna Silva.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, aprovou os resultados alcançados. “Esses números de atendimentos do HRPGCS demonstram que o governo do Estado do Pará segue no caminho certo ao investir em Hospitais Regionais em todas as regiões do Estado, levando serviço de média e alta complexidade cada vez mais perto das populações que vivem distante da capital paraense”, destacou o secretário.

Texto: Moisés Sodré /HRPGCS

Fotos: Divulgação