Hospital Regional do Tapajós promove conscientização no ‘Dezembro Vermelho’

17/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

Palestras para funcionários e usuários

O Hospital Regional do Tapajós Teófilo Olegário Furtado (HRT), em Itaituba, no Sudoeste do Pará, promoveu durante esta semana palestras para conscientizar funcionários e usuários sobre sintomas, formas de contágio e prevenção do vírus da imunodeficiência humana (HIV), que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). A ação faz parte da campanha alusiva ao “Dezembro Vermelho”, mês dedicado à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com HIV.

Funcionários receberam laços vermelhos

Houve distribuição de laços vermelhos aos funcionários para demonstrar engajamento na campanha, oferta de testagem rápida e entrega de preservativos masculinos e femininos. Outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também foram abordadas.

“Esse tipo de ação é muito importante dentro do Hospital, pois trabalhamos com saúde e temos o dever de orientar e repassar informações sobre prevenção à Aids e a todas as doenças sexualmente transmissíveis, para os familiares e para a comunidade”, disse a técnica em Enfermagem, Janaina Priscila.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HRT, Bruna Santana, além do “Dezembro Vermelho”, a unidade busca trabalhar com outras temáticas no decorrer do ano. “Sabemos da importância das ações educativas para os colaboradores do Hospital. E todas nossas atividades são direcionadas, e têm como intuito levar informação e tratar da prevenção”, acrescentou.

Prevenção – O mês de dezembro é marcado pela luta contra a disseminação do HIV, causador da Aids – 1º de Dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, doença que já matou milhões de pessoas no mundo, principalmente nos anos 1980 e 1990, quando ainda era pouco conhecida. Hoje, pode ser evitada com o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no Brasil existem 694 mil pessoas em tratamento da doença, e neste ano 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia. Assim, 81% das pessoas diagnosticadas com HIV realizam tratamento, que é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Moisés Sodré /HRT