Programação natalina ajuda a desenvolver capacidades de usuários do Centro de Reabilitação

17/12/2021 Off Por Roberta Vilanova

A Cantata Natalina com usuários do CIIR e seus acompanhantes encerrou a programação

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), no período de 10 a 16 de dezembro, promoveu uma programação natalina para os usuários com deficiência e seus acompanhantes. Foram realizadas oficinas para produção de árvore de mãos, cartões e enfeites de Natal, globo de neve com utilização de potes recicláveis, decoração de esfera acrílica, cinema sobre a temática, pintura de imagens natalinas, carta para o Papai Noel e oficina de culinária, com a confecção de cupcake. A programação culminou com a Cantata de Natal, que reuniu grupos de crianças autistas.

As atividades foram realizadas para promover maior socialização; aumentar o controle motor, a coordenação motora fina e grossa; ampliar ganhos em habilidades cognitivas e oferecer estímulos sensoriais para potencializar o aumento do nível de tolerância. As oficinas terapêuticas também tiveram a finalidade de desenvolver as habilidades manuais e cognitivas dos usuários, despertando o desejo de socializar com seus pares o aprendizado.

A programação natalina envolveu os usuários assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV) e pelo Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), que tiveram a comemoração do Natal antecipada.

Adelir Rodrigues está feliz com o desenvolvimento da filha

Entre os participantes estava Jeniffer Rodrigues, 10 anos, autista, que há um ano é assistida pelo Natea. Segundo a mãe da menina, Adelir Rodrigues, 35 anos, quando a filha começou o atendimento não falava, tinha crises frequentes e não era socializada. “O Natea foi um milagre em nossas vidas. Hoje, minha filha fala, se comunica com todos e está socializada a ponto de participar da apresentação de cantata natalina. Vê-la na apresentação, como única menina junto com seus coleguinhas aqui do CIIR, foi uma emoção e orgulho imensos. Isso não tem preço. Foi meu presente de Natal. Só gratidão”, afirmou Adelir Rodrigues.

Exposição – De acordo com a terapeuta ocupacional Waléria Gonçalves, responsável técnica pela Terapia Ocupacional e supervisora no CER IV, a programação natalina teve a finalidade de integrar e fortalecer o vínculo entre terapeutas, usuários e seus responsáveis. Para ela, os resultados da programação foram satisfatórios com toda a interação percebida nas várias oficinas natalinas.

“Houve toda uma interação entre os usuários, inclusive para alguns que tinham dificuldade de interagir com outros usuários, no mesmo ambiente. Foi muito bom ver essa interação acontecer, até para os familiares. O bom resultado constatado deve-se ao cuidado dos terapeutas durante as atividades e a produção nas oficinas junto aos participantes. Por isso, vamos promover, na próxima semana, um mural para exposição dos trabalhos realizados que ficaram no CIIR, porque a maioria ficou com os usuários”, anunciou Waléria Gonçalves, ao afirmar a importância que todos conheçam não apenas o potencial, mas também os trabalhos realizados pelos usuários nas oficinas.

Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro Integrado por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à Regulação Estadual, que analisará o pedido conforme o perfil do usuário, via Sistema de Regulação.

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação funciona na Rodovia Arthur Bernardes, 1000, bairro Val de Cans. Mais informações: (91) 4042-2157/ 2158 / 2159.

Texto: Vera Rojas/Hemopa