Hospital Regional dos Caetés adere à campanha educativa sobre gestão sustentável

06/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Gestores da unidade apresentaram a campanha aos funcionários

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense, aderiu à campanha “Corrida Ambiental”, promovida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra a unidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A ação de sustentabilidade e preservação da vida faz parte do Projeto “Guardião Azul”, de caráter socioambiental e educativo, que tem o objetivo de despertar a consciência ambiental, por meio de ações planejadas e direcionadas à realidade da saúde no Brasil, onde o INDSH administra 11 unidades.

A “Corrida Ambiental” consiste em um jogo com 65 passos sobre gestão sustentável, que envolverá seis hospitais públicos do Governo do Pará, administrados pelo INDSH: HRPC, Hospital Jean Bitar (HJB), Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), Hospital Geral de Tailândia (HGT) e Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), além do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR). Unidades que oferecem assistência de baixa, média e alta complexidade.

Os temas abordados nas ações de implementação envolverão: questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade. A gestão do HRPC apresentou a campanha para os funcionários da unidade, que se comprometeram a realizar as ações, que envolverão também toda a comunidade do entorno.

Profissionais do HRPC aderiram à campanha socioambiental

Ações ambientais – O coordenador da Comissão de Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital Regional dos Caetés, Anderson Aquino, adiantou algumas ações já realizadas na unidade. “É muito importante essa integração na Corrida Ambiental, pois vai nos ajudar a implementar e desenvolver projetos na unidade, entre eles a separação e o recolhimento de materiais recicláveis, destinação correta do óleo diesel usado em nossa usina e óleo de cozinha, incineração do resíduo infectante e matérias perfurocortantes. O Hospital também dispõe de áreas verdes, onde realizamos a recuperação do gramado e plantio de palmeiras”, disse o coordenador.

“Agora, com implantação do Projeto Guardião Azul, será criada a Comissão de Sustentabilidade, que será voltada, exclusivamente, para as questões ambientais a serem realizadas pelos colaborares, que vão impactar positivamente, interna e externamente ao HRPC, inclusive beneficiará usuários acompanhantes, e todos que transitam pela unidade hospitalar”, acrescentou.

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC