Hospital Regional dos Caetés reduz presença de acompanhantes em prevenção à Covid-19

31/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

A direção do HRPC age preventivamente para conter a disseminação do novo coronavírus dentro da unidade de saúde

Com o objetivo de manter um ambiente cada vez mais seguro, a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, na região Nordeste, por meio de seu Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), suspendeu visitas na Clínica Médica em função do aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias.

De acordo com o enfermeiro Rafael Inácio, coordenador do SCIH, a presença de acompanhantes de usuários será autorizada somente aos pacientes acima de 60 anos; a pessoas com deficiência (PcD); menores de 18 anos e pacientes que possuem sua autonomia prejudicada por conta de acidentes. “Neste último caso, a liberação será analisada pelo Serviço Social. Aos que estiverem acompanhados durante a internação, a troca de acompanhante se dará uma vez ao dia, somente no horário de 18 h”, informou o coordenador.

Ele disse ainda que os pacientes do Ambulatório também estarão incluídos na nova regra. Só entrará acompanhado quem estiver no grupo de risco ou em caso de exames que necessitem de acompanhante. As visitas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) permanecerão as 16 h.

A medida não afeta usuários com menos de 18 anos

Segundo Rafael Inácio, os cuidados serão mantidos por tempo indeterminado, durante a situação epidemiológica atual. “A adoção dessas medidas são necessárias para evitar a transmissão do vírus na instituição, resguardar a segurança, a preservação da vida e restabelecer a plena saúde de nossos usuários”, acrescentou.

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade está localizada na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, bairro Centro. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC

Fotos: Marco Santos/Ag. Pará e Divulgação