Policlínica Itinerante chega nesta terça-feira (1°) à população de Concórdia do Pará

31/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Os atendimentos da Policlínica Itinerante chegam ao município de Concórdia do Pará, na região nordeste, nesta terça-feira (1°). Os serviços direcionados a casos de síndromes gripais e casos leves e moderados de Covid-19 permanecem na cidade das 08 às 16 h, na Escola Aloysio da Costa Chaves, localizada na Rua Princesa Isabel, s/n, no centro da sede municipal.

A Poli Itinerante faz parte das estratégias de enfrentamento à pandemia, adotadas pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Para fazer os atendimentos clínicos e a testagem não é necessário encaminhamento de unidade de saúde pública. O serviço é de demanda espontânea, mas com vagas limitadas. O usuário precisa levar apenas um documento de identificação oficial com foto e o comprovante de residência, para fazer o cadastro e ser atendido.

Durante o funcionamento da Policlínica itinerante no município, a população será atendida por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A ação conta ainda com a equipe de apoio administrativo. Concórdia do Pará é o sétimo município a receber o projeto este ano, que foi retomado no último dia 19 de janeiro.

A testagem para Covid-19 é um dos serviços realizados pela Poli Itinerante

Para o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a ação já registra um número significativo de atendimentos no nordeste paraense. “Nos seis municípios que a equipe da Poli Itinerante já percorreu, nesta terceira onda da pandemia no Estado, já contabilizamos quase 3 mil pessoas recebendo a assistência de uma equipe qualificada e treinada. Começamos a ação pelo nordeste, impedindo assim o avanço do vírus nesta região. Lembramos que esta é apenas uma das frentes do combate à pandemia no Estado”, frisou o titular da Sespa.

A ação é para casos leves de Covid. Quem apresentar sintomas mais severos, como febre alta, falta de ar, dor no peito, dificuldades para respirar e dores fortes no corpo deve procurar atendimento médico imediato em Pronto Socorro ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Orientação – A diretora da Policlínica Metropolitana, Liliam Gomes, responsável pelo gerenciamento da ação, orienta a população a comparecer ao local, mas mantendo o distanciamento e as práticas de higiene.

“A ação vem auxiliar a rede de saúde municipal a garantir o acesso da população aos serviços médicos, para quem estiver com sintomas gripais ser testado e orientado ao isolamento domiciliar, se houver necessidade. Apesar de vermos que os casos de Covid, neste momento, são mais leves se comparados aos dos períodos anteriores, pedimos que os usuários mantenham o distanciamento na espera do atendimento e usem máscaras, cobrindo boca e o nariz”, enfatizou a diretora.

A Poli Itinerante se soma a outras estratégias do Governo do Estado para conter a terceira onda de Covid-19 no Pará, como o mutirão de testagem na Região Metropolitana de Belém, a intensificação da vacinação e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene.

Serviço: Policlínica Itinerante em Concórdia do Pará. Terça-feira, 1º de fevereiro, das 08 às 16 h, na Escola Aloysio da Costa Chaves, na Rua Princesa Isabel, s/nº, no Centro. É necessária a apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência.

Texto: Roberta Paraense/Policlínica

Fotos: Ag.Pará