Hospital Regional Público dos Caetés abre programação do Abril Verde

11/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ação de Ginástica laboral com colaboradores no Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC)

A gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, aderiu ao Abril Verde, dedicado ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Desde o dia 6, deste mês, a unidade hospitalar iniciou a programação sobre segurança e saúde no trabalho com a realização de ação de educação em saúde aos colaboradores do hospital. Em visitas aos setores da unidade, são ofertadas atividades de ginástica laboral e de orientação sobre ergonomia.

A ação foi conduzida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que tem como coordenadora, a técnica de Segurança do Trabalho, Yoná Ferreira, que ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos abrindo a programação do Abril Verde, que é o mês de prevenção, segurança e saúde no trabalho. A Cipa preocupada com o bem-estar do colaborador, está repassando orientações sobre a importância do alongamento ao longo do dia das atividades laborais, para prevenir um eventual uma lesão ocupacional com o intuito de manter a saúde e o bem-estar de quem cuida dos usuários da região” .

O auxiliar administrativo, Emerson Correa, 30 anos, foi um dos trabalhadores beneficiados pela ação. Ele atua no setor de Almoxarifado do HRPC e agradeceu a gestão pela sensibilidade e cuidado com a saúde dos colaboradores da unidade hospitalar. “Vou adotar esse método de exercício todos os dias, porque tenho certeza vou melhorar bastante. Foram muita boas as orientações da fisioterapeuta.”

Ele destacou ainda que a equipe multiprofissional do HRPC, além de prestar atendimento a população em geral, sempre auxilia para o bem estar do colaborador, seja na realização de palestras e em rodas de conversas com temas variados.

Fisioterapeuta, Andreia Sena, acompanha a Cipa

A fisioterapeuta, Andreia Sena, acompanhou a equipe da Cipa e passou algumas informações para o colaborador sobre ergonomia. “É de suma importância que os colaboradores tenham a ciência que a prática de alongamentos e exercícios, antes e durante a jornada de trabalho, para que interfira no aparecimento de lesões. Quando o colaborador adquirir uma lesão fora do ambiente do trabalho, o correto é ele procurar o setor responsável para que sejam feitas adaptações ergonômicas no ambiente de trabalho dele, pois cada colaborar é um caso e precisa de adaptações.”

Estrutura – Com assistência de média e baixa complexidade, o Hospital Regional Público dos Caetés concluiu o ano de 2021 mantendo a qualidade na prestação de serviços e atendimento seguro e humanizado. Foram efetivados 111.559 atendimentos mais relevantes que culminaram em média 98% de satisfação dos usuários.

SERVIÇO: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na avenida Barão de Capanema, nº 3191, Bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC