Projeto TerPaz Itinerante oferta mais de 16 mil atendimentos de saúde em janeiro

Projeto TerPaz Itinerante oferta mais de 16 mil atendimentos de saúde em janeiro

01/02/2023 Off Por Roberta Vilanova

Foram assegurados serviços médicos e odontológicos incluindo a entrega de kits de higiene bucal em 10 bairros da RMB

Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), pelo projeto TerPaz Itinerante, ofertou serviços de saúde para a população de dez bairros da Região Metropolitana de Belém. A iniciativa contemplou locais com centros comunitários, igrejas, feiras e escolas.

Ao todo, foram realizados 16.262 atendimentos de saúde nas dez edições do TerPaz Itinerante neste janeiro de 2023, sendo Guamá (1.828); Marituba (1.648); Terra Firme (2.307); Cremação (906); Icuí (1.660); Sacramenta (1.438); Jaderlândia (1.735); Cabanagem (1.607); Bengui (1.818) e Icoaraci (1.315).

De acordo com a Sespa, são oferecidos atendimentos médicos clínicos e pediátricos, atendimentos odontológicos com entrega de kits de higiene bucal e escovação supervisionada. Quando necessário, são feitos encaminhamentos para atendimento especializado na rede de saúde e para a realização de exames.

A equipe da Sespa também realiza serviços de farmácia e faz cadastro para recebimento futuro de cadeira de rodas, muletas, andador, próteses e passe livre para as pessoas que possuem direito.

Além disso, são realizadas no TerPaz Itinerante, palestras educativas sobre saúde do homem, da mulher, do idoso, sobre prevenção de câncer e sobre os temas das campanhas alusivas do mês. Em janeiro houve o Janeiro Branco (saúde mental) e o Janeiro Roxo (hanseníase). A equipe de saúde do TerPaz Itinerante também realizou vacinação contra poliomielite, Covid-19, H1N1, HPV e a tríplice viral, além de testagem rápida para sífilis, hepatites virais e HIV.

A coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral, destacou o alcance das pessoas que mais precisam: “Como gestores de saúde, nosso trabalho é levar atendimento e acolhimento onde a população estiver. Com o TerPaz Itinerante, levamos serviços de saúde para a população de locais afastados e principalmente para pessoas que não podem ir às unidades atrás de atendimento, como os trabalhadores das feiras que não tem tempo de realizar exames e consultas médicas. Muitas vezes realizamos estes serviços nas casas dos moradores. Fazemos o possível para que todos sejam assistidos”, declarou.

Fevereiro no TerPaz Itinerante

Para o mês de fevereiro estão previstas as seguintes edições do TerPaz Itinerante:

04/02: Feiras do Jurunas, Guamá e Barreiro

05/02: Águas Lindas, Terra Firme e Castanheira

11/02: Feiras do Barreiro e do Ver-o-Peso e Marituba

12/02: Cabanagem, Icuí e Icoaraci

25/02: Atalaia, Guanabara e Feira do Ver-O-Peso

26/02: Outeiro, Distrito Industrial e Maguari

Texto de Edilson Teixeira /Sespa

Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará