Imagem de N. S. de Nazaré emociona pacientes e colaboradores do Regional do Baixo Amazonas

11/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

No Hospital, a paciente Benedita Sousa agradece a visita inesperada ao Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman

Um momento de fé, emoção e renovação de esperanças. Esses foram os sentimentos provocados em pacientes e profissionais de saúde que atuam no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, na tarde deste sábado (10), durante visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A visita iniciou com uma benção do Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, na recepção principal do hospital e seguiu pelas clínicas cirúrgica e oncológica, corredor de isolamento da UTI Covid-19 Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal, Acolhimento e Hemodiálise. A ação seguiu todas as recomendações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus.

“É uma maneira de nossa equipe se unir em fé com a equipe médica, enfermeiros e todos os profissionais do hospital, pois a fé move montanhas. Jesus é o médico dos médicos, e a palavra de Deus também cura. Toda vida espiritual ajuda a curar os males físicos e as pessoas precisam hoje se voltar para Deus”, ressaltou o arcebispo.

O HRBA é uma unidade de saúde pública pertencente ao Governo do Pará, e gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Terapia Renal Substitutiva e em Covid-19, para uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu.

A paciente Benedita Aguiar de Sousa, de 68 anos, internou no hospital neste sábado (10), para realizar um procedimento cirúrgico e se emocionou ao receber a imagem em seu leito.

“Quando saí para vir ao hospital, nossa senhora estava passando na frente da minha casa, aí chego aqui e recebo ela em meu quarto. Foi muito emocionante. Me senti abençoada e com fé que tudo dará certo. Estou curada, e vou melhorar cada dia mais”, agradeceu Benedita.

A visita, organizada pela Comissão de Visita da Imagem Peregrina do Círio de Nazaré com apoio da Pastoral da Saúde do HRBA, tem como objetivo proporcionar acolhimento espiritual e confortar profissionais de saúde e os pacientes em tratamento na unidade.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu as dependências do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém

“Os profissionais do nosso hospital passaram por um momento muito difícil neste um ano e meio de pandemia. Todos nós tivemos perdas, medos, mas tínhamos que estar todos os dias aqui para dar assistência às pessoas que necessitavam. A presença da imagem peregrina e as bênçãos de Dom Irineu nos trazem força para continuarmos nesta luta, levando uma assistência humana para todos os pacientes e incentivando nossos profissionais”, ressaltou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o HRBA faz parte de um seleto grupo no Brasil – há seis anos – que detém o certificado ONA 3 Acreditado com Excelência. A certificação assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), presta serviço 100% referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do Estado.

“Momentos como esse são importantes para renovar a fé dos nossos pacientes para que saibam, também, que não estão sós. Isso conforta o coração e sem dúvida auxilia na recuperação”, afirma o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa