‘Kit Passatempo’ estimula a saúde mental de pacientes com a Covid-19

26/06/2021 Off Por Roberta Vilanova

A paciente Nadja Bezerra Alves (e) aprovou as atividades do Kit Passatempo

A Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde define o acolhimento como uma ação ou atitude que não tem local e nem hora certa para ocorrer, e nem precisa de um profissional específico, já que “acolher” é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.

A partir dessa diretriz, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), no município de Paragominas, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e da Diretoria Assistencial, implantou a ação denominada “Kit Passatempo: exercite a sua mente”, destinada a usuários internados com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. O objetivo é minimizar o sofrimento desses pacientes, em virtude do isolamento e do distanciamento dos familiares e amigos.

Segundo a coordenadora do GTH, Regina de Nazaré Pantoja Monteiro, o “Kit Passatempo” foi elaborado para proporcionar bem-estar e preservar a saúde mental e emocional desses usuários, uma vez que a maioria está fragilizada emocionalmente. O Grupo observou que havia necessidade de desenvolver atividades para mudar agravos oriundos da pandemia.

A profissional acrescenta que a ação foi elaborada para entreter os pacientes, a fim de que possam momentos de lazer, já que o material é repleto de atividades como caça-palavras, labirintos, palavras cruzadas, sudoku e desenhos em forma de mandalas para colorir. Segundo estudos na área de psicologia, esse tipo de desenho diminui os níveis de ansiedade.

Estímulo – A psicóloga clínica do HRPL, Aline Naara da Silva, conta que quando iniciou a pandemia observou que os pacientes de Covid-19 ficavam deprimidos, ansiosos e estressados por estarem em isolamento, distanciados da família. Daí surgiu a ideia de proporcionar a esses pacientes um passatempo de estimulação mental, para ocupar o tempo com as atividades, e ainda no espaço para “Carta da Família”.

“O ‘Kit Passatempo’ é uma atividade que proporciona entretenimento e autocuidado da mente e o contato, mesmo a distância, com a família. O Kit veio como um aliado da saúde mental no período de internação. Destaco, também, a importância da ‘Carta da Família’, uma ideia que tivemos com o intuito de proporcionar um momento para que se expressem por meio das cartas, onde podem registrar seus sentimentos, suas emoções e tudo que vivenciam no momento. Uma atividade de otimização do tempo, para ajudar a reduzir o nível de ansiedade”, ressalta a psicóloga.

O diretor Clóvis Guse destaca a importância da iniciativa para a melhoria clínica do paciente

De acordo com o diretor Assistencial, Clóvis Guse, a iniciativa também proporciona ao usuário o uso dos recursos cognitivos e possibilita a interação com atividades, conforme a preferência de cada um. “O ‘Kit Passatempo’ é uma forma que encontramos para manter a mente do paciente ocupada e distraída, para que seu estado psicológico seja trabalhado no intuito de organizar suas emoções, fazendo com que esse usuário se sinta à vontade, e veja o quanto ele é importante dentro do hospital. Foi a forma que encontramos para que o usuário interaja com a equipe. Assim, esse paciente se sente mais acolhido; sente que a assistência está mais humanizada, e isso tudo favorece sua melhora clínica”, explica o gestor.

Clóvis Guse diz ainda que “é importante reforçar que o HRPL mantém o compromisso de acatar o que é preconizado dentro da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, que possui uma diretriz específica, que trabalha o acolhimento do usuário. Essa atividade vem ao encontro das demandas da PNH”.

Para a usuária Nadja Bezerra Alves, 53 anos, o “Kit Passatempo” traz benefícios importantes durante a permanência no hospital. “Está me ajudando bastante, porque quando a gente adoece fica afastada da família. Esse projeto é maravilhoso para todos. Ele está distraindo muito minha cabeça porque gosto muito de ler, escrever, desenhar. Pra mim está sendo ótimo. Só tenho a agradecer a todos vocês que proporcionaram essas atividades”, garante a dona de casa, residente em Paragominas.

O Hospital recebe pacientes de 23 municípios do Pará

Inclusão – O GTH elaborou modelos de passatempo para incluir usuários de diferentes níveis de escolaridade, com adivinhação de ditos populares com emoticons, labirintos e desenhos em mandalas. Em ambos os modelos a última atividade é representada pelo ícone “carta para família”, para que os pacientes possam escrever para um familiar ou amigo. A folha é destacada e entregue ao setor psicossocial, para que a carta chegue ao destinatário. Os usuários que não conseguem escrever recebem apoio nessa atividade.

O Hospital Regional Público do Leste apresentou esse projeto em reunião dos Coletivos de Humanização do Estado. A iniciativa ganhou reconhecimento. A Coordenação Estadual de Humanização (CEH), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já selecionou o “Kit Passatempo” para fazer parte do Caderno 01 de Experiências Bem Sucedidas, a ser lançado em breve.

A unidade presta assistência de média e alta complexidade para uma população de quase 800 mil habitantes, de 23 municípios.

Serviço: O HRPL é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. O Hospital está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Texto: Vera Rojas/Hemopa