Laboratório Central do Pará conquista conceito ‘Excelente’ em controle de qualidade

27/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

O certificado recebido pelo Lacen, concedido pela empresa Controllab

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) recebeu, pelo décimo ano consecutivo, a Certificação Excelente, emitida pela Empresa Brasileira de Controle de Qualidade Laboratorial (Controllab), por ter obtido resultados adequados em mais de 90% dos 43 ensaios clínicos e 12 ensaios relacionados à área de produtos sujeitos à vigilância sanitária e ambiental, nas avaliações anuais. Esse trabalho é conduzido pela Coordenação da Qualidade e Biossegurança (CQB) do Lacen-PA, que segue as normativas do Ministério da Saúde, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das instituições certificadoras do Brasil.

Ana Kelly Gomes da Silva, coordenadora da CQB

Para a coordenadora da CQB, Ana Kelly Gomes da Silva, a importância do controle de qualidade está na garantia da validade dos resultados, conferindo a precisão dos procedimentos e a confiabilidade das análises laboratoriais. “Pois o Lacen-PA é um laboratório de Vigilância em Saúde, também responsável pela vigilância epidemiológica dos agravos em saúde pública que afetam a população paraense, a partir da análise de amostras enviadas tanto pelos setores da Vigilância em Saúde Estadual quanto Vigilâncias Municipais”, informou.

Segundo Ana Kelly da Silva, em relação aos requisitos de Gestão da Qualidade, o cumprimento da Garantia da Validade de Resultados se destaca, uma vez que, por meio do monitoramento de controle de qualidade interno e externo, é avaliada a eficiência do processo.

A técnica em Patologia Michele Martins, responsável pelo gerenciamento dos Controles Interno e Externo da CQB, explicou que os ensaios são reavaliados trimestralmente. Além disso, há um grupo de estudo que avalia e debate diversos temas relacionados aos ensaios feitos pelo Lacen. “Ocorre um rodízio de profissionais desse grupo, para que todos possam se manter bem atualizados sobre os temas que são abordados, e o controle interno é feito na rotina diária”, informou.

Avaliação – No Programa de Ensaio de Proficiência da Controllab, um conjunto de amostras com resultados desconhecidos é enviado simultaneamente aos laboratórios de todos os estados do Brasil para serem analisadas, e as conclusões são enviadas para a Controllab, que emite os relatórios individuais de cada instituição participante.

Além da avaliação relacionada às amostras, é desenvolvida uma Educação Continuada – a empresa também avalia a capacidade técnica dos profissionais do Laboratório. Para isso, é enviado um questionário com perguntas específicas, e um grupo de servidores se reúne para respondê-las. “Temos também uma boa participação e desempenho na Educação Continuada”, ressaltou Ana Kelly da Silva.

O Lacen-PA tem o Sistema de Gestão da Qualidade estabelecido desde 2008. Antes, o Laboratório era avaliado pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ). “Já temos uma história nessa área de gerenciamento de qualidade, e tanto pelo PNCQ quanto pela Controllab temos conseguido um desempenho excelente nas avaliações. Nós participamos atualmente do Programa de Proficiência da Controllab porque ela tem um escopo de avaliação de itens de ensaios maior, que contempla a maioria dos ensaios realizados no nosso Laboratório”, relatou.

Michele Martins, Najla Otero, Ana Kelly Silva, Catia Sousa, Bernadete Oliveira integram a equipe do CQB

Principais ações – A CQB atualmente trabalha para garantir a padronização e o aperfeiçoamento de procedimentos e processos técnicos de trabalho, para a qualificação de pessoal nas normas de qualidade e biossegurança, e na gestão de auditorias internas, além de atuar em ações voltadas à biossegurança no trabalho, gestão de resíduos sólidos com responsabilidade ambiental e gestão da saúde e proteção do trabalhador.

No que tange à auditoria interna, o objetivo é obter melhoria contínua. Para isso, a CQB promove cursos de formação de auditores internos, tendo formado recentemente 20 profissionais. A coordenação faz um programa de auditoria interna para o ano inteiro, abrangendo os principais setores, quando verifica como os processos estão ocorrendo e o cumprimento dos requisitos.

A coordenadora Ana Kelly da Silva informou, ainda, que a equipe da Qualidade e Biossegurança está trabalhando para obter a Certificação de Acreditação dos ensaios do Lacen.

A acreditação certifica que aquele resultado obedece a todos os requisitos que a norma solicita, e que tem um padrão de excelência. “Pretendemos obter a Acreditação emitida pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), uma instituição ligada ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia”, concluiu.

Texto: Roberta Vilanova/Sespa
Fotos: José Pantoja/Sespa