Maior hospital do Pará homenageia pediatra no nome

27 de julho de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Regional Dr. Abelardo Santos

Um pediatra que formou pediatras, é assim que Abelardo Santos é conhecido no meio médico do Brasil. Ele nasceu em 3 de dezembro de 1916, na capital paraense. Sua trajetória de vida e sua carreira profissional revelam um homem que associou a medicina com a cultura, deixando legados que o levaram a ser homenageado pelo Governo do Estado, como o seu nome referenciado no maior hospital público do Pará. Localizado em Icoaraci, distrito de Belém, o Regional Dr. Abelardo Santos é referência no atendimento infantil no Estado. Além do pronto-atendimento 24 horas, a unidade conta com complexo neonatal e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica.

Abelardo Santos é egresso da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará. Diplomado, fez estágio no Rio de Janeiro no Hospital Jesus e no Instituto Nacional Puericultura: duas referências no tratamento infantil. Nos anos seguintes, sua carreira profissional deslanchou exclusivamente em Belém. A assistência, a gestão e a formação profissional na área pediátrica configuram um tripé indissociável em sua trajetória, passando a gerir unidades como o Ophir Loyola e a Santa Cara de Misericórdia do Pará. O médico firmou-se, ao passar dos anos, como uma das mais importantes referências de pediatria na região, formando o que se pode chamar de Escola Pediátrica Paraense.

“A história da maior unidade hospitalar do Estado se entrelaça à carreira ao legado de um grande profissional, com projetos pioneiros na pediatria paraense. Nada mais justo que isso, hoje, o HRAS se tornou referência na especialidade. Atendemos crianças de 0 a 12 anos, 11 meses e 29 dias, todos os dias, 24h”, explicou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos. A unidade atende, em média, 100 crianças por dia e conta com leitos de UCIs e UTIs pediátricas.

Reestruturação – Desde março, sob a gestão do Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), todos os setores da unidade estão passando por uma reestruturação, inclusive, a pediatria. “Estamos investindo em um atendimento humanizado, com isso, incrementamos projetos que minimizem o sofrimento das crianças e dos pais, durante os tratamentos de saúde”, ressaltou o diretor técnico do HRAS, Paulo Henrique Ataíde.

Em junho, por exemplo, foi lançado o Projeto Pronto-Sorriso. “A finalidade é tornar o ambiente mais leve até mesmo para o colaborador. Às sextas-feiras, fazemos eventos na urgência infantil com balões, massa de modelar, giz de cera e a entrega de certificados de coragem aos pacientes. Nestes dias, os colaboradores estarão liberados para o uso de roupas temáticas e coloridas”, detalhou a supervisora do pronto-socorro pediátrico Shamira Resque.

Atividades de humanização fazem parte da rotina hospitalar

Rotina – A médica pediátrica intensivista, Mary Lucy Ferraz Maia, 48 anos, fala sobre a rotina da pediatria dentro do HRAS. “Evidenciando o que diferencia a especialidade, seria dizer que é necessário uma boa anamnese (conversa com a mãe) e um bom exame físico, para se ter o diagnóstico”, frisou. “A criança doente precisa ser abordada com um olhar humanizado, pois são indefesos e dependem de seus cuidadores e de quem os examina para um tratamento adequado”, ratifica a médica.

Mary também fala sobre o que a levou à especialidade na medicina.  “Costumo dizer que não escolhemos a profissão. É a profissão que nos escolhe. E assim aconteceu com este relacionamento amoroso com a pediatria. Dizia que não faria pediatria, porém, hoje sou a pessoa mais apaixonada pelo o que faço e colho os frutos deste amor à profissão, assim, tento também formar novos apaixonados pela especialidade”, ressalta a profissional, que há duas décadas atua na área.

Texto: Roberta Paraense/HRAS

Fotos: Rodrigo Pinheiro e Marcelo Seabra/Ag. Pará