Mais de 2 mil pessoas têm atendimento de saúde durante ação da Sespa no Ver-o-Peso

Mais de 2 mil pessoas têm atendimento de saúde durante ação da Sespa no Ver-o-Peso

05/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ação de saúde ‘Te Cuida, maninho, em alusão ao novembro azul, também atendeu trabalhadoras da feira

A ação “Te Cuida Maninho”, realiza neste sábado (05/11) na Feira do Ver-o-Peso por meio da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), realizou exatos 2.207 atendimentos, sendo 81 consultas com clínico geral, quatro pediátricas, 138 procedimentos odontológicos, 134 verificação de pressão arterial, 168 testes rápidos, 38 atendimento nutricional, distribuição de 40 kits de higiene bucal, 14 cadastros para recebimento de cadeira de rodas, 35 atendimentos de auriculoterapia, entre outros.

O mês de novembro foi escolhido para tratar com maior visibilidade a questão da saúde masculina. Inicialmente, a campanha “Novembro Azul” era voltada a temática do câncer de próstata. Mas, com o objetivo de aproximar os homens dos serviços de saúde, a ação passou a trabalhar a questão da saúde masculina de forma integral.

Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio das coordenações da saúde do homem, coordenação de saúde bucal, coordenação de controle de doenças crônicas, em parceria com o Território Pela Paz (TerPaz) e TerSaúde ampliou os serviços e neste sábado, 05, e realizou uma ação na Feira do Ver-o-Peso, com ofertas de vários atendimentos de saúde.

Diego Cutrim, coordenador de Saúde do Homem, diz que os homens ainda são resistentes às medidas preventivas

O coordenador da saúde do homem, Diego Cutrim, disse que ainda há muita resistência do homem em buscar os serviços de saúde. Por isso, a Sespa leva à feira os atendimentos, haja vista que as pessoas que trabalham na área às vezes não conseguem se consultar por falta de tempo. “Temos um desafio de fazer com que o homem cuide de sua saúde para que ele não tenha que tratar, e sim prevenir, então a promoção e a educação em saúde é muito importante também”, ressaltou o coordenador.

O “Te Cuida Maninho”, tema da campanha deste ano, contou com o apoio da Carreta da Saúde, onde foram oferecidas consultas médicas com clínico geral e pediatria, atendimento odontológico, distribuição de kit escovação, aplicação de vacinas para Covid-19 (Janssen e Coronavac), Tríplice Viral, HPV, testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como sífilis e hepatites B e C. Do lado de fora da carreta, uma equipe de profissionais da secretaria realizavam uma triagem onde os usuários puderam verificar a pressão arterial, glicemia, avaliação nutricional, além de fazer o cadastro para o recebimento de cadeiras de rodas e emissão de passes livres para pessoas com deficiência. Foram distribuídos, ainda, medicamentos prescritos pelos médicos durante a ação do novembro azul.

O pedreiro Raimundo Barbosa aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. Ele conta que foi à feira com uma finalidade, e quando viu os serviços decidiu se consultar. Primeiro verificou a pressão, e em seguida passou pela consulta médica e odontológica. “Eu achei essa ação ótima e pra gente que não tem tempo, por causa do trabalho, poder se consultar fazer exames e ainda ser avaliado pelo nutricionista, é muito bom. Hoje vou fazer tudo que posso aqui”, disse o trabalhador.

Apesar da campanha ser direcionada a saúde do homem, as mulheres que passaram pelo local também foram atendidas. É o caso da dona de casa Emanuele Santos Ramos que destacou a importância da ação. “É uma forma de estimular não só o homem, mas as pessoas a se cuidarem, é uma experiência muito bacana e uma forma de aproximar os serviços da população. Eu medi minha altura, verifiquei pressão, fiz de tudo um pouco”.

Quem passou pelo local foi beneficiado também com o serviço de auriculoterapia, técnica da medicina alternativa que aplica na orelha dos pacientes agulhas ou sementes de mostardas. O feirante Manuel Rendeiro, o Didi do Ver-o-Peso, foi uma das pessoas que se rendeu a técnica chinesa. “É a primeira vez que fiz a auriculoterapia. Não sabia que existia e já me sinto relaxado. Esta ação é excelente, pois há uma barreira do feirante em fazer o exame de próstata. Além disso é uma forma de conscientizar e chamar a atenção para outros problemas de saúde”, enfatizou Didi, que também é coordenador do instituto Ver-o-Peso.

“É importante o homem ter consciência que precisa se cuidar, que os problemas de saúde vão além do câncer de próstata, que existem outras doenças graves e que também matam, mas que com um diagnostico precoce pode ser evitado”, pontuou o secretário de saúde, Rômulo Rodovalho.

Segundo a coordenadora de doenças crônicas, Silvia Côrrea, uma das doenças que mais causam mortes entre os homens são as cardiovasculares e em seguida a neoplasia. “Estamos aqui dando orientação sobre fatores de risco, principalmente hipertensão, diabete, para que evitem seu adoecimento”.

Texto: Tatiane  Freitas/Sespa

Fotos: Marcelo Seabra/Ag. Pará