Maternidade de Barcarena realiza ações de promoção ao aleitamento materno

Maternidade de Barcarena realiza ações de promoção ao aleitamento materno

02/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

“Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos” é o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Para dar início à campanha Agosto Dourado, com o intuito de orientar e trazer informações importantes sobre o apoio e incentivo ao aleitamento materno para a saúde dos bebês, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) irá promover diversas ações voltadas para gestantes, puérperas e colaboradores.

Neste ano, com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, referente à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), o HMIB contará com palestras, dinâmicas interativas, atividades lúdicas, oficinas e rodas de conversas. As atividades serão realizadas entre os dias 2 e 6 de agosto na própria unidade, respeitando todas as diretrizes de segurança.

A nutricionista e responsável técnica do Banco de Leite Humano do Materno-Infantil de Barcarena, Danielly Sousa, destaca que a amamentação deve ser compreendida como uma responsabilidade compartilhada.

“A ação vem para reforçar sobre o papel do aleitamento materno e como ele contribui para a sobrevivência, saúde e desenvolvimento saudável do bebê. As palestras e atividades serão interativas para engajar e estimular a promoção e proteção da amamentação e educação em saúde. Quando todos se envolvem pela causa, ela ganha mais força”, pontua a profissional.

Anualmente, o Materno-Infantil de Barcarena, unidade do Governo do Pará, gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, realiza diversas ações na maternidade, além de campanhas externas de intensificação da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A unidade possui o único Banco de Leite humano na região do Baixo Tocantins, e atua como referência em educação sobre aleitamento materno.

Programação – Na programação deste ano, todas as ações educativas e interativas serão realizadas em conjunto entre colaboradores e pacientes. As equipes da assistência e humanização, com apoio do Banco de Leite Humano da unidade, irão promover atividades com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os benefícios da amamentação para o bebê, incluindo o principal, que é o combate à mortalidade infantil.

A abertura será realizada a partir das 10h desta segunda-feira (02), na unidade. Durante toda a semana, puérperas, mães, familiares e colaboradores podem ter acesso às ações ministradas por especialistas da maternidade.

Veja a programação completa

Dia 2/8 (segunda-feira):

10h – Abertura do “Agosto Dourado”;

11h – Palestra: Amamentação versus retorno ao trabalho;

14h – Jogo de tabuleiro: Eu sei os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno?

 

Dia 3/8 (terça-feira):

09h30 – Palestra: O papel do pai e da família na amamentação: “Quem tem peito dá leite, quem não tem, dá força”;

10h – Atividade lúdica: O dado da amamentação.

 

Dia 4/8 (quarta-feira):

09h30 – Palestra: A importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê frente a Covid-19;

10h – Atividade lúdica: O dado da amamentação.

 

Dia 5/08 (quinta-feira):

09h30 – Os cuidados posturais durante o pós-parto e os benefícios da amamentação;

10h – Pintura artística em gestantes.

 

Dia 6/08 (sexta-feira):

09h – Importância da doação de leite humano;

14h – Atividade lúdica: O dado da amamentação.

15h – Encerramento da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Serviço: O HMIB está localizado na avenida José Pinheiro Rodrigues, 258 – Centro de Barcarena. Inaugurado em 2018, o Materno-Infantil de Barcarena realiza atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência no cuidado às gestantes e bebês na região do Baixo Tocantins. Nos seus dois anos de funcionamento, a unidade já realizou mais de 3,5 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Texto: Adrielle Lopes de Sousa/HMIB