Materno-Infantil de Barcarena destaca cuidados para segurança dos pacientes

Materno-Infantil de Barcarena destaca cuidados para segurança dos pacientes

23/04/2024 Off Por Roberta Vilanova

HMIB terá programação sobre segurança do paciente nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26)

Já se tornou habitual associar o papel dos profissionais de saúde, como exclusivo à segurança efetiva dos pacientes. O fato é que, ao redor de uma pessoa acometida por uma doença, todos podem fazer parte desse contexto de cuidado e de zelo. Uma programação com palestra e dinâmicas, no Hospital Materno-Infantil de Barcarena- Dra. Anna Turan (HMIB), localizado na região do Baixo Tocantins, proporcionará a troca de experiências e informações sobre o assunto entre acompanhantes, pacientes e profissionais da saúde, nos próximos dias 25 e 26 de abril.

A programação com o tema “Fortalecendo a participação da família no cuidado com a segurança do paciente”, é uma iniciativa do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), que objetiva compartilhar técnicas e orientar os usuários a melhor forma que todos possam estar envolvidos no cuidado de saúde de alta qualidade.

Envolvimento – O diretor executivo do HMIB, Alexandre Reis, explica que vários atores são reconhecidos como envolvidos no debate contemporâneo sobre a qualidade do atendimento e, em particular, sobre a segurança do paciente e a centralidade do atendimento. “O papel de todos na qualidade do atendimento contribui para um atendimento mais seguro. Por isso, esta semana, estamos envolvendo todos pacientes e seus familiares nesta programação, que, sobretudo, é uma demonstração de zelo pelos nossos usuários”, observou.

Estratégias – Para contribuir com o aumento da segurança do paciente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que é necessária a mudança na cultura dos serviços de saúde no que se refere à participação do cidadão nos processos de segurança assistencial.

A gerente assistencial do HMIB, Kérina Quaresma, destaca que o paciente deve ser o ponto central da preocupação dos profissionais. “Quando ele é ouvido e convidado a participar ativamente de seu cuidado e tratamento, passa a contribuir com um atendimento mais seguro, ciente de sua responsabilidade como um usuário de serviços de saúde. Desta forma, a parceria entre paciente, familiares e profissionais de saúde pode contribuir para o sucesso do tratamento”, disse a enfermeira.

Confira as dicas do Ministério da Saúde a segurança em serviços de saúde:

1. Preste atenção no cuidado que está recebendo. Pergunte à equipe de saúde, se tiver dúvidas ou preocupação sobre quaisquer cuidados a serem recebidos. Caso não entenda, pergunte novamente.

2. Pergunte se há Núcleo de Segurança do Paciente instituído no estabelecimento assistencial de saúde.

3. Procure o Núcleo de Segurança do Paciente para obter informações sobre a prevenção dos incidentes: erros de identificação; erros de medicamentos; falhas em procedimentos cirúrgicos; queda do paciente; lesão por pressão, falhas na administração de dietas, etc.

4. Pergunte o que há no Plano de Segurança do Paciente para estimular a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada.

5. Solicite ao Núcleo de Segurança do Paciente, os últimos relatórios e boletins contendo os resultados da vigilância dos incidentes e as medidas que foram instituídas para corrigir as falhas que eles identificaram, após a investigação realizada.

Serviço: O Hospital Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade do Governo do Pará, operacionalizado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para mães e bebês na região do Baixo Tocantins, que abrange 11 municípios

Texto: Ascom/HMIB

Foto: Ag. Pará