Materno-Infantil de Barcarena promove ação educativa de higienização das mãos

Materno-Infantil de Barcarena promove ação educativa de higienização das mãos

22/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Na atividade, os profissionais espalharam tinta nas mãos, simulando a sujeira que não fica visível no dia a dia, para fazer a lavagem sem olhar

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena promoveu, entre os dias 17 e 18 de março, ações educativas sobre Higienização das Mãos, prática simples e essencial para a prevenção de doenças que ganhou visibilidade durante a pandemia da Covid-19. Por meio da campanha “Tá na Mão – O cuidado está nas suas mãos”, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade apresentou de forma lúdica, os protocolos e a técnica correta para a lavagem das mãos.

A prática da higienização das mãos no ambiente hospitalar já é uma rotina, além de estar inserido entre as seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde.

A campanha Tá na Mão – O cuidado está nas suas mãos foi conduzida pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)

No caso dos profissionais de saúde, “destacamos também a necessidade de as manter sempre sem o uso de adornos, com a dinâmica de higienização das mãos as cegas”, destaca Antenor Cavalcante, enfermeiro do SCIH.

Na atividade, os profissionais espalharam tinta nas mãos, simulando a sujeira que não fica visível no dia a dia, para fazer a lavagem sem olhar. “Com a aplicação correta da técnica, não sobram resíduos da tinta, ou seja, da sujeira, mesmo que a pessoa não fique olhando durante o processo, o que evidencia a importância do protocolo”, explica o profissional.

Prática simples é essencial para a prevenção de doenças

Referência no atendimento de média e alta complexidades em neonatologia e obstetrícia, o Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade do Governo do Estado que atende gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins, de forma 100% gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a lavagem com água e sabão pode reduzir as mortes de até 41% dos recém-nascidos, além de prevenir contra doenças como resfriados, conjuntivite, herpes, entre outras causadas por vírus e bactérias.

Confira abaixo o passo a passo para higienizar as mãos corretamente:

– O processo deve durar entre 20 e 30 segundos com álcool em gel, ou 40 a 60 segundos se for com água e sabão;

– Para iniciar, você deve pegar o sabonete ou álcool e colocar na palma da mão. Depois, é preciso esfregá-lo por toda a mão;

– O primeiro passo é esfregar as palmas. Depois, passar o sabão entre a palma e a parte posterior, e esfregar entre os dedos;

– Com uma mão fechada, faça movimentos circulares nos polegares opostos.

– Em seguida, junte todas as unhas de uma mão e esfregue com movimentos circulares por toda a palma oposta;

– Por fim, una a outra parte dos dedos das duas mãos e as movimente em ziguezague;

– Passe as mãos por todo o punho e retire o sabão;

– Atenção! Para fechar a torneira, use o cotovelo.

Texto: Samara Meni/HMIB

Fotos: Divulgação