Materno-Infantil de Barcarena renova selo Green Kitchen

Materno-Infantil de Barcarena renova selo Green Kitchen

07/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam)

O consumo de temperos naturais e orgânicos, de pescados sem uso de transgênico, óleo extraído da semente de girassol e uso de produtos químicos biodegradáveis são algumas das práticas que permitiram ao Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Ana Turan, a conquista da renovação do selo Green Kitchen (em português, Cozinha Verde).

Concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam), o selo é um reconhecimento aos restaurantes e serviços que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade, garantindo além da satisfação do usuário, a utilização de alimentos orgânicos, de materiais naturais, reutilizados, reciclados ou certificados na produção. Tudo isso, devolvendo o mínimo de resíduos sólidos ao meio ambiente.

O Materno-Infantil de Barcarena, unidade do Governo do Estado gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde a sua inauguração em 2018, conquistou o selo pela primeira vez em 2019, com três renovações consecutivas. A unidade é referência para atendimentos de média e alta complexidades para 11 municípios do Baixo Tocantins.

Kaio Bentes, supervisor do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do hospital destaca que, além de permanecer no programa Green Kitchen durante três anos consecutivos, “a acreditação fortalece a cultura sustentável e orgânica na unidade, trazendo mais qualidade no fornecimento das refeições para seus usuários e colaboradores”.

Para o futuro, a unidade pretende implementar o uso de desinfetante para vegetais a base de oxigênio ativo, que aumenta a qualidade da higiene e segurança alimentar, e a produção de plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANCs, com cultivo local e livre de agrotóxicos . “Sem dúvidas, o trabalho desenvolvido vem contribuindo para o fortalecimento de hábitos saudáveis e estimulando a qualidade de vida e queremos fortalecer isso ainda mais”, complementa o supervisor.

“A Sustentabilidade está entre os valores institucionais da Pró-Saúde, sendo uma prioridade da gestão. Desenvolvemos diversos projetos voltados para essa área e a conquista deste tipo de reconhecimento é extremamente gratificante para toda a equipe”, celebra Karina Pessoa Cunha, diretora Administrativa e Financeira do Materno-Infantil.

Texto: Secom

Foto: Divulgação