Treinamento da Sespa atualiza profissionais em ações de Vigilância Sanitária

Treinamento da Sespa atualiza profissionais em ações de Vigilância Sanitária

07/01/2022 Off Por Mozart Lira

Fotos: José Pantoja (Ascom/Sespa)

Oitenta profissionais que atuam em ações de Vigilância Sanitária participaram de treinamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com ênfase na Portaria nº 929/21, que estabelece os requisitos de boas práticas para o funcionamento e os critérios para emissão de Licença Sanitária dos Estabelecimentos de Assistência Hospitalar com leitos de UTI adulto, pediátrico e neonatal do Estado do Pará, dando ênfase nas ações de prevenção e controle de infecção hospitalar.

Outra temática abordada foi o Projeto Nacional de Harmonização das Ações de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde, de autoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ocorrido entre os dias 06 e 07 deste mês no auditório da Sespa, o treinamento teve o objetivo de capacitar os profissionais para que possam realizar suas fiscalizações de forma mais precisa, assertiva e com qualidade. “Dessa forma, contribuindo com os estabelecimentos nas suas adequações e oferecendo assim uma assistência em saúde mais segura”, explica Mílvea Carneiro, diretora de Vigilância Sanitária da Sespa e uma das mediadoras da atividade.

Além de Mílvea, atuaram como mediadoras Elaine Cristina Farias de Miranda, Liene do Socorro Câmara Ximenes e Ivone Barreto Ramos, que são enfermeiras especialistas em Controle de Infecção Hospitalar, com atuação no Departamento de Vigilância Sanitária da Sespa.

O Projeto Nacional de Harmonização das Ações de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde, elaborado pela Anvisa para o aperfeiçoamento dos Roteiros Objetivos de Inspeção (ROIs) será utilizado por todos os Estados brasileiros,  disponíveis nas temáticas Centro Cirúrgico (CC), Central de Materiais e Esterilização (CMEs), Diálise e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Anvisa ampliará o projeto com a publicação de mais serviços.

A intenção das medidas é promover a utilização de modelos de avaliação e de gerenciamento de riscos e benefícios potenciais, com o objetivo de harmonizar os processos de inspeção e de fiscalização em serviços de saúde e de interesse para a saúde, realizados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Nesse sentido, os participantes foram orientados sobre os recursos disponíveis em ambientes virtuais indicados no treinamento, que vão permitir avaliar e elaborar curvas sobre os riscos potenciais de cada serviço, viabilizando a análise do histórico e da tendência de cada um deles ou mesmo a comparação entre eles.