Mostra TEAlentos é espaço de interação e expansão da criatividade

Mostra TEAlentos é espaço de interação e expansão da criatividade

01/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

A exposição de 58 trabalhos na Galeria Benedito Nunes foi encerrada neste sábado com a total aprovação dos participantes

Durante seis dias, 16 artistas na faixa etária de 10 a 38 anos expuseram 58 trabalhos durante a Mostra de Artes Visuais do Terceiro Festival TEAlentos, na Galeria Benedito Nunes, localizada no prédio da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém. A exposição foi encerrada no fim da tarde deste sábado (1º de abril).

A iniciativa da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é mais uma medida voltada à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), dentre inúmeras outras ações para este público desenvolvidas pelo governo estadual.

O público conferiu artes gráficas, pinturas, desenhos e esculturas, de autoria de pessoas oriundas de diversos municípios, como Belém, Barcarena, Ananindeua, Ourém, Abaetetuba e Vigia de Nazaré.

Raian Carvalho Ribeiro, 14 anos

Criatividade – Em vídeo, o expositor Raian Carvalho Ribeiro, 14 anos, mostrou personagens desenhados por ele desde os 12 anos, baseados em personagens da franquia “Jurassic Park”. “Me baseei nos filmes, séries e imagens de internet. Fico feliz de poder apresentar esse trabalho, até porque eu evoluí de lá pra cá. E já estou editando outro vídeo, com um personagem que fiz baseado em mim mesmo”, antecipa o artista.

Participando pela terceira vez da mostra, Gabriel da Silva Santos, 14 anos, é autor de desenhos baseados na cultura anime. “Escolhi esses que mostrei por conta do grau de dificuldade, e estou achando incrível. Tive até obras vendidas”, informa Gabriel, feliz com o resultado da exposição.

Vinícius Veloso já pensa na próxima exposição

Para Vinícius Vasconcelos Veloso, 11 anos, é uma “sensação incrível estar aqui. Eu amo desenhar. É a minha primeira exposição, e eu quero mais”. Lucas Quaresma, 29 anos, é designer de produtos e autor de desenhos feitos com ajuda do Corel Draw, impressos em canvas. “Me sinto muito feliz, mostrando todas as artes que eu fiz”, diz Lucas.

Ouro participante da Mostra é Miguel Fernandes dos Santos Filho, 10 anos, que desenhou o personagem infantil espanhol-britânico Pocoyo, o qual apresenta características de pessoas que convivem com TEA. “Gosto de mostrar minha arte, mostrar que sou autista. É importante ter esse espaço”, garante.

Aos 17 anos, Alexandre Martins cria bonecos que aparecem em séries, filmes e animes, usando materiais reutilizáveis. “Comecei vendo vídeos na internet e fui aprendendo a fazer. Queria usar materiais que iam para o lixo. Me sinto muito feliz em poder expor”, conta Alexandre.

Texto: Carol Menezes/Secom

Fotos: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará