Novos equipamentos garantem precisão em diagnóstico por imagem no Hospital do Hangar

Novos equipamentos garantem precisão em diagnóstico por imagem no Hospital do Hangar

30/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Técnica opera novo equipamento de tomografia computadorizada

Neste mês, o Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, recebeu novos equipamentos que auxiliarão no diagnóstico por imagem de pacientes com Covid-19. São dois aparelhos, sendo um de tomografia computadorizada e o outro de radiografia, que contam com tecnologia avançada, permitindo a realização de exames ainda mais rápidos e seguros.

Segundo o secretário de Saúde, Romulo Rodovalho, os novos  aparelhos garantirão a melhor tecnologia e o diagnóstico mais preciso e com menor tempo de entrega. “É o governo do Estado investindo cada vez na estratégia de cura dos pacientes acometidos pela Covid-19”, destacou.

Com isso, o hospital avança na qualidade dos serviços prestados aos pacientes em tratamento contra o coronavírus. “É um ganho para todos os pacientes. Após serem feitos, os exames são digitalizados e disponibilizados imediatamente para visualização e análise dos médicos, fator que acelera a evolução do tratamento”, explica o  gerente de apoio da unidade, Allison Wilson.

Além da celeridade, os aparelhos oferecem mais facilidade para diagnósticos precisos. “Os equipamentos são o que há de mais avançado no mercado e chegam para reforçar o que nós já tínhamos e oferecíamos a todos os internados. Agora, o centro tecnológico de equipamentos de diagnósticos por imagem do Hospital de Campanha está ainda mais completo”, complementa o gerente.

A instalação dos novos equipamentos levou três dias, sendo finalizada no dia 8 de agosto, e contou com a aplicação de sistema digital nos computadores, testes e treinamento de toda a equipe responsável.

Novos equipamentos permitem exames mais rápidos e seguros

Rotina de cuidados – Na unidade hospitalar, criada pelo Governo do Estado, o fluxo de exames é constante. Os pacientes de enfermaria realizam tomografia ou radiografia a partir de indicações clínicas. Já os que estão em tratamento intensivo, diariamente.

“A realização de exames é frequente e funciona por rotina. Com os pacientes que estão na UTI, é realizado todos os dias para que o médico defina se há evolução negativa ou positiva e qual intervenção realizar. Os que estão nas enfermarias também são avaliados diariamente e, caso haja a necessidade, realizam tomografia ou raios-x”, comenta a diretora Técnica do hospital, Bárbara Freire.

Instalada na capital paraense pelo Governo do Pará, a unidade é a maior do Estado para tratamento exclusivo de pacientes com a Covid-19. Desde sua abertura, mais de 7 mil pessoas já foram atendidas na unidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Do total, 338 foram transferidos, 4.872 receberam alta e 2.036 não resistiram à doença.

Texto:  Alberto Dergan /Hospital de Campanha do Hangar