Oncológico Infantil promove ações ambientais sobre recursos hídricos

Oncológico Infantil promove ações ambientais sobre recursos hídricos

22/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

A programação especial marcou o Dia Mundial da Água na unidade hospitalar e envolveu as crianças nas atividades

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado do Pará, sob administração da Pró-Saúde, realizou uma atividade socioeducativa com as crianças em tratamento na unidade.

A ação, planejada pelo Setor de Nutrição e Dietética (SND) do hospital, garantiu que pequenos pacientes conhecessem de perto o funcionamento do sistema artesanal de captação de água da chuva, implantado pela equipe de nutricionistas e voluntários que atuam na preservação da Horta Hospitalar, conhecida como “Cantinho Verde”.

Os alunos-pacientes que frequentam a Classe Hospitalar Prof. Roberto França, em funcionamento no hospital, participaram da programação com um bate-papo sobre a importância da água no preparo dos alimentos, higienização e hidratação corporal.

No seu primeiro dia de aula no 1º ano do Ensino Fundamental, a paciente Évilla Luz, de sete anos, não teve dificuldade em interagir com os colegas de classe e deixou seu recadinho.

“Ainda bem que não faltei à aula hoje. Eu aprendi que não podemos desperdiçar água porque é importante para o mundo inteiro. Foi muito legal”, declarou a pequena, que é do município de Redenção e está em tratamento há um ano e sete meses contra uma leucemia.

O ponto alto da conversa com os alunos da Classe Hospitalar foi o uso consciente e não desperdício do recurso hídrico nas atividades de cuidado com a saúde como, por exemplo, na hora de higienização dos alimentos e das mãos.

A nutricionista e coordenadora do SND, Renata Porto, explica que a ideia de captar a água da chuva surgiu durante uma atividade de irrigação na horta do hospital. “Fiquei pensando que a Região Norte é um local que chove bastante. Daí, tive aquele estalo! Pesquisei sobre o trabalho de reaproveitamento da água e vi que podia fazer isso aqui”, contou animada.

Com o uso de uma manta de solo e dois baldes de 20 litros, a água da chuva é captada e, posteriormente, utilizada para irrigação das verduras. O excedente é destinado para as plantas ornamentais que ficam na horta e na fachada do hospital.

“Aproveitar a água da chuva é algo simples e ajuda, principalmente, a diminuir os impactos do desperdício, além de ser uma boa maneira de praticar uma atitude sustentável e contribuir com o planeta”, conclui Renata.

Já os pacientes que ficam nas unidades de internação e os que utilizam os serviços ambulatoriais como consultas médicas, por exemplo, também foram envolvidos na programação especial, por meio de ações lúdicas como pinturas e mensagens temáticas de preservação dos recursos hídricos.

A ação comemorativa teve o apoio de setores como do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar, Humanização e Manutenção.

Segundo o diretor Hospitalar do Oncológico Infantil, Fábio Machado, a prática de atividades sustentáveis na unidade é algo compartilhado por todos.

“Buscamos diariamente pensar nossas ações sempre alinhadas a um de nossos valores: a sustentabilidade. É de suma importância a preservação da água para a biodiversidade da vida”, destacou o diretor.

Sustentabilidade – O Hospital Oncológico Infantil mantém um Comitê de Sustentabilidade que integra profissionais de diversas áreas do hospital, que se reúnem mensalmente para debater pautas relacionadas às diversas demandas do tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Um dos pontos de atenção realizado pelo Setor de Manutenção do hospital é o acompanhamento regular do consumo de água e a realização de inspeções diárias com o objetivo de identificação e reparo de vazamentos, evitando, assim, desperdício.

O Hospital Oncológico Infantil atua como principal referência em oncologia pediátrica no Norte do país e presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade possui a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação.

Texto: Emanuel Jadir /HOIOL

Foto: Divulgação